Novo operador tem receitas de 1,6 mil milhões
Nasce esta terça-feira, 27 de Agosto, o segundo maior operador de telecomunicações em Portugal. Zon Optimus vai ultrapassar a Vodafone que, no entanto, não é destronada da segunda posição no segmento móvel.
PUB
Com referência aos resultados de 2012, o novo operador terá um volume de negócios de 1,58 mil milhões de euros. Os custos operacionais atingem 1,03 mil milhões de euros. O que garante um EBITDA conjunto de 550 milhões de euros.
PUB
O principal negócio da Optimus é a componente móvel, enquanto na Zon é a fixa, com o segmento de televisão a dominar as suas contas.
PUB
Considerando os últimos resultados apresentadas, referentes ao primeiro semestre deste ano, as duas empresas em conjunto tinham mais de sete milhões de clientes. A Zon tinha 1,5 milhões de subscritores, enquanto a Optimus tinha 3,7 milhões de clientes, sendo 3,4 milhões no segmento móvel.
PUB
A fusão acontece numa altura em que o sector das telecomunicações está pressionado, devido à diminuição do consumo. Além de acontecer num momento em que os subscritores optam por compras integradas de serviços, como o “triple play” (três serviços – televisão, Internet e voz fixas) ou, mais recentemente, o “quadruple play” (integrando além dos três serviços fixos o serviço móvel).
PUB
Com a junção, as duas empresas destronam a Vodafone da segunda posição em receitas. No último ano fiscal registado a Vodafone obteve receitas de 1,157 mil milhões de euros.
PUB
Mas ainda ficam a uma distância de mil milhões de euros da Portugal Telecom que, em Portugal, facturou, em 2012, um total de 2,7 mil milhões de euros.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais fusão Zon-Optimus Concorrência Autoridade da Concorrência Isabel dos SantosMais lidas
O Negócios recomenda