Como vai funcionar o passe ferroviário de 20 euros?
O lançamento de um novo passe ferroviário foi anunciado em agosto, pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro. Já a 4 de outubro, o ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, em conferência de imprensa após a reunião do Conselho de Ministros, acrescentou mais dados.
PUB
O novo passe custa 20 euros por mês e é válido por 30 dias de utilização consecutiva. Também pode ser comprado por períodos de 60 e 90 dias, nesses casos custa 40 ou 60 euros, respetivamente. O passe é carregado no Cartão CP que tem um custo de seis euros (ou três euros para estudantes).
O passe pode ser utilizado nos comboios Intercidades e é obrigatório fazer uma reserva de lugar com a antecedência máxima de 24 horas. Abrange ainda comboios Regionais, InterRegionais e urbanos de Coimbra.
PUB
No caso dos urbanos de Lisboa e Porto, só é válido fora das respetivas áreas metropolitanas, porque a maioria dos percursos é abrangida pelos passes "navegante" e "Andante". Assim, em Lisboa é válido no percurso Carregado - Azambuja). E no Porto, nos percursos Vila das Aves - Guimarães, Paredes - Marco de Canaveses, Paramos - Aveiro e Lousado - Braga.
De fora ficam os Alfa Pendular, o Internacional Celta, e as viagens em primeira classe nos Intercidades e nos comboios InterRegionais.
PUB
Se já tiver o Cartão CP, pode utilizá-lo para o carregamento do Passe Ferroviário Verde. No entanto, verifique se está dentro da validade. Se viajar com um passe caducado ou se fizer o carregamento, mas não fizer a reserva obrigatória de lugar, no caso do Intercidades, é considerado um cliente sem título de transporte e pode ter de pagar multa.
Numa primeira fase, pode fazer a reserva nas bilheteiras da CP e nas novas Máquinas de Venda Automática da área Metropolitana de Lisboa. Mais tarde, será possível fazer as reservas para o Intercidades na bilheteira online e na App CP.
PUB
Só é permitido reservar um lugar sem custos, até ao limite máximo de duas viagens diferentes por dia. Este passe não pode ser trocado nem reembolsado. Em caso de supressão de comboios ou de atrasos alheios à CP deve ler as condições no site da empresa.
Saber mais sobre...
Saber mais Transporte ferroviário Transportes Comboios de Portugal Lisboa Porto Miguel Pinto Luz Luís Montenegro Coimbra comboios Passe Ferroviário Verde ferroviaMais lidas
O Negócios recomenda