Líderes mundiais de transporte marítimo terminam aliança
As duas maiores empresas de transporte marítimo de contentores a nível global vão por fim à sua aliança em 2025, numa altura em que a rivalidade pelo transporte do comércio global aquece.
PUB
A Mediterranean Shipping Company (MSC) e a Maersk, as empresas número um e número dois na indústria no transporte marítimo de contentores em volume, acordaram nesta quarta-feira por fim à sua aliança em janeiro de 2025. "Descontinuar a aliança 2M pavimenta o caminho para que as duas empresas possam continuar a perseguir as suas estratégias individuais", disseram os diretores-executivos das empresas suíça e dinamarquesa num comunicado conjunto.
Os responsáveis acrescentaram que "esperam continuar uma colaboração forte" nos próximos (e últimos) anos de aliança. A MSC ultrapassou, no ano passado, a Maersk como maior transportadora marítima de contentores a nível global e utilizou a recente subida nas taxas de frete para lançar um programa de encomendas de novos navios e de compra de embarcações.
PUB
Sob a liderança do diretor executivo Søren Toft, um antigo gerente sénior da Maersk, a reservada e privada MSC cresceu tão rapidamente que os analistas sugeriram poderia ter ultrapassado a aliança nos últimos meses.
Juntas, as duas empresas controlam dois quintos de todo o frete marítimo global, dando poder à aliança 2M e a capacidade de oferecer aos clientes partidas mais frequentes do que uma única linha de transporte marítimo.
PUB
Maersk argumentou que o fim da aliança enquadra-se numa mudança recente de estratégia, que procura, agora, providenciar serviços de logística para clientes, do armazém ao cliente final. O grupo dinamarquês gastou já milhares de milhões de euros para aumentar o negócio de logística terrestre nos últimos anos.
Saber mais sobre...
Saber mais MSC Maersk economia negócios e finanças transportes transporte marítimo e fluvialMais lidas
O Negócios recomenda