Residentes e estudantes no Porto até aos 15 anos vão andar à borla no Metro e STCP
A partir de setembro próximo, ou seja, com o início do próximo ano letivo, os residentes e estudantes no Porto até aos 15 anos não vão pagar um só cêntimo quando se deslocarem em transporte público na cidade.
PUB
Uma medida tomada individualmente pela Câmara do Porto, complementar à acordada no âmbito da Área Metropolitana do Porto com o Governo, que limita a gratuitidade até aos 12 anos, assumindo assim o alargamento da gratuitidade das deslocações dentro da cidade para todos os seus residentes entre os 13 e os 15 anos a frequentar estabelecimentos de ensino no concelho.
PUB
"Esta medida evidencia o grau de compromisso com a sustentabilidade, pilar transversal da estratégia deste executivo municipal para o presente mandato, tratando-se de um investimento que potencia a competitividade do território, que está alinhado com políticas de descarbonização e sendo uma aposta nas novas gerações, terá certamente efeitos multiplicadores no futuro", afirma a Câmara do Porto, em comunicado.
A autarquia prevê que a medida que vai implementar, a partir de setembro, pode atingir cerca de oito mil jovens estudantes e terá um custo estimado de cerca de um milhão de euros.
O Plano de Apoio à Redução do Tarifário dos Transportes Públicos vai possibilitar ainda a implementação do passe único para os restantes munícipes, com o valor de 30 euros dentro da cidade do Porto e 40 para as viagens intermunicipais.
PUB
"O alcance destas medidas é relevante em diversas áreas de intervenção do município, verificando-se mais-valias evidentes em torno da componente de mobilidade, mas também na promoção de estilos de vida mais sustentáveis, ambientalmente responsáveis e promotores da utilização do transporte público em detrimento da utilização do transporte individual", enfatiza a autarquia liderada por Rui Moreira.
(Notícia atualizada às 12:30)
PUB
Mais lidas
O Negócios recomenda