Sérgio Monteiro: "Ninguém ganhou dinheiro nenhum com contratos" das PPP
Interrogado pelo deputado socialista Manuel Seabra, na comissão de inquérito às PPP, sobre se o banco público "obteve ganhos adicionais" com os contratos das PPP, Sérgio Monteiro começou por esclarecer que "os contratos de concessão são celebrados entre duas partes: a concessionária e a subconcessionária" e que "banco agente é um mero oficiador".
PUB
Face à insistência do deputado socialista, o governante afirmou: "Eu, enquanto representante do banco, não ganhei dinheiro nenhum e, tanto quanto é do meu conhecimento, ninguém ganhou dinheiro nenhum com estes contratos."
PUB
Ainda em resposta ao deputado socialista, Sérgio Monteiro disse ter assinado os contratos de financiamento de alguns contratos de PPP, nomeadamente o da Beira Interior, do Pinhal Interior, do Litoral Oeste, do Baixo Tejo, do Baixo Alentejo, do Litoral Algarve, entre outros.
"O verdadeiro campeão das PPP é o senhor secretário de Estado. O senhor teve nelas uma intervenção absolutamente decisiva, do lado do financiamento", disse Manuel Seabra.
PUB
O secretário de Estado explicou aos deputados que o contrato de financiamento é um dos vários documentos que fazem parte dos contratos de concessão das PPP e que, "enquanto director do banco público", assinou "muitos outros documentos".
Já na terça-feira, Sérgio Monteiro tinha afirmado que a CGD não é "o maior financiador" das PPP, realçando que o banco público "não fez o Estado incorrer em encargos maiores".
PUB
"A CGD não fez o Estado incorrer em encargos maiores do que aqueles em que incorreria se não participasse [no financiamento das PPP]", defendeu na comissão parlamentar de Economia e Obras Públicas, o governante, que foi director de 'project finance' na Caixa - Banco Investimento.
PUB
O governante realçou que o banco, de que é quadro, "não é, nem pouco mais ou menos, o maior financiador das PPP", explicando que o maior financiador das PPP é o Banco Europeu de Investimento (BEI).
Mais lidas
O Negócios recomenda