STCP passa oficialmente para as autarquias
O Governo já tinha aprovado a passagem da gestão operacional da STCP para a Área Metropolitana do Porto, mas esta segunda-feira, 28 de Novembro, oficializou a operação através da publicação do decreto-lei em Diário da República.
PUB
Assim, a gestão operacional da STCP ficará nas mãos da Área Metropolitana do Porto já a partir de amanhã. A STCP fornece transportes públicos na área urbana do Porto e concelhos vizinhos — Gondomar, Maia, Matosinhos, Valongo e Vila Nova de Gaia.
PUB
Sete anos será o período máximo do contrato que será celebrado entre o Estado e a Área Metropolitana do Porto, algo que já tinha sido anunciado, mas que no decreto-lei publicado hoje é confirmado.
PUB
O documento prevê ainda que o Estado e a STCP vão definir "metas que permitam assegurar uma contínua trajectória de equilíbrio financeiro da empresa, tendo por objectivo alcançar um resultado operacional bruto tendencialmente positivo".
"O conselho de administração é composto por cinco membros, sendo um designado pelo membro do Governo responsável pela área das finanças, e podendo até quatro, incluindo o presidente, ser propostos pela AMP, sem prejuízo de a respectiva eleição competir, nos termos dos Estatutos, à assembleia geral", adianta o decreto-lei.
PUB
Ainda na semana passada o Estado injectou 30 milhões de euros na STCP, através de um aumento de capital.
PUB
A STCP foi uma das empresas de transportes que ia ser concessionada a privados pelo Governo liderado Passos Coelho, uma operação que acabou por ser invertida pelo actual Executivo.
Saber mais sobre...
Saber mais STCP transportes Área Metropolitana do Porto Gondomar Porto Vila Nova de Gaia Matosinhos transportesMais lidas
O Negócios recomenda