Táxis só podem ter até 10 anos de idade e têm de ser pretos e verdes
Os veículos utilizados para serviços de táxi não vão poder ter mais de 10 anos. Para já, o tecto aplica-se às novas licenças de carros, que vão ter, também, de ser verdes e pretos. Mas a frota tem toda de respeitar este máximo a partir de 2024.
PUB
"Os veículos utilizados na actividade de transportes em táxi devem possuir idade inferior a dez anos a contar da data da primeira matrícula", estabelece a Portaria n.º 294/2018, publicada esta quarta-feira, 31 de Outubro, em Diário da República.
PUB
Segundo explica o resumo da portaria, assinada pelo secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade, José Fernando Gomes Mendes, em 25 de Outubro, "para os novos veículos afectos ao serviço de táxi a licenciar criaram-se novas regras sobre a respectiva idade, que passará a estar limitada a dez anos a contar da data da primeira matrícula".
PUB
"Para o caso dos veículos já licenciados, é fixado um regime transitório para o cumprimento do limite de idade, que se estende até 31 de Dezembro de 2023", acrescenta o diploma. As empresas detentoras dos veículos têm de assegurar, portanto, que no arranque de 2024 todos os carros cumprem o limite de anos.
PUB
Até aqui, o limite dos veículos para táxis estava em 12 anos, segundo estabelecia a Portaria n.º 277-A/99.
PUB
Esta medida resultou do grupo de trabalho informal que o Governo constituiu para a modernização do sector do táxi, onde estão presentes o IMT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes) e as associações representativas (FPT - Federação Portuguesa do Táxi - e ANTRAL - Associação Nacional dos Transportes Rodoviários em Automóveis Ligeiros), assunto que também esteve em debate no Parlamento.
PUB
Contudo, como o Negócios noticiou, o Executivo preparou estas alterações novas na lei sem passar pelo Parlamento. E uma delas era precisamente a fixação da idade limite das viaturas utilizadas em táxis em 10 anos, e também a uniformização da caracterização dos veículos.
PUB
Novos carros vão ter de ser verdes e pretos
Além da idade limite, também fica confirmada a nova cor dos táxis. "A experiência trazida pelo sector do táxi e a reconhecida necessidade de uniformizar as características e normas de identificação dos veículos, designadamente no que respeita às cores utilizadas, tornará mais coerente e facilmente identificável pelos passageiros utilizadores deste tipo de transporte público de passageiros", justifica o Governo, na portaria.
PUB
Assim, os novos veículos vão ter de ser verdes e pretos: A "parte superior do veículo de cor verde-mar, correspondendo à escala Pantone com referência '3248C', e parte inferior de cor preta, correspondendo à escala Pantone com referência 'Process Black C'", especifica o diploma. A cor não se aplica aos táxis que já estão a circular.
A publicação de novas regras no sector dos táxis - que têm efeito a partir de 1 de Novembro - ocorre no dia da entrada em vigor do novo regime jurídico de transporte em veículo descaracterizado a partir de plataformas electrónicas, que regula a vida de operadores como Uber, Cabify e Taxify, e em que foi publicada também uma portaria que define que o curso de formação dos condutores de veículos afectados a plataformas electrónicas conta com mais de metade das horas exigidas para o certificado de motorista de táxi.
PUB
(Notícia corrigida às 11:38: estava erradamente indicado limite mínimo no entradão, quando era do máximo que se tratava, como escrito no resto do texto)
Saber mais sobre...
Saber mais Diário da República Portaria n.º 294/2018 José Fernando Gomes Mendes táxisMais lidas
O Negócios recomenda