Abastecimento no aeroporto de Lisboa deve estar reparado até às 21:30
A ANA – Aeroportos de Portugal tem expectativa que os problemas no sistema de abastecimento de aviões no aeroporto de Lisboa estejam resolvidos por volta das 21:30 desta quarta-feira, altura em que fará um ponto de situação, informou fonte oficial ao Negócios. O sistema subterrâneo de combustível está com uma avaria desde as 12:00, o que já levou ao cancelamento de 27 voos e forçou seis aeronaves a divergirem para outros aeroportos.
PUB
De acordo com a mesma fonte, o problema em causa é uma "avaria técnica no sistema de bombagem, assim como no sistema de redundância", algo que acontece "pela primeira vez no aeroporto de Lisboa". Os aviões que utilizam o aeroporto Humberto Delgado são abastecidos através de uma rede subterrânea de condutas de combustíveis, que são depois ligadas, através de mangueiras, aos depósitos das aeronaves.
PUB
Sem este sistema de abastecimento, o aeroporto teve de recorrer ao antigo método de abastecimento de aviões: através de camiões-cisterna. Porém, uma vez que estão poucos ao serviço, este método não é suficiente para assegurar a operação normal do aeroporto. "O aeroporto está a funcionar, mas de forma mais lenta", acrescenta a mesma fonte.
PUB
A responsabilidade pelo sistema de abastecimento do aeroporto é da GOC – Grupo Operacional de Combustíveis, um consórcio composto pela Galp, BP e Repsol. É esta empresa que está a tentar resolver o problema.
PUB
TAP com 20 aviões à espera de combustível
PUB
Ao Negócios, fonte oficial da TAP refere que a transportadora aérea nacional tinha, por volta das 19:30, "cerca de 20 aviões em terra à espera que haja combustível para poderem descolar". Para tentar minorar os constrangimentos à operação, a TAP está a utilizar o aeroporto do Porto para abastecer os aviões que estejam a caminho do aeroporto Humberto Delgado.
PUB
A companhia diz que o essencial é "restabelecer o sistema de abastecimento" do aeroporto, o que, sublinha, é da responsabilidade da gestora da infraestrutura.
A TAP e as restantes companhias que registarem voos cancelados terão dificuldades a colocar os passageiros em hotéis. Isto porque praticamente não há quartos na região de Lisboa devido à visita do Papa. Questionada pelo Negócios sobre como irá resolver esta situação, fonte oficial disse que seria "especulativo" avançar com uma solução. "Temos esperança que seja possível restabelecer a maioria dos voos ainda hoje", acrescentou a mesma fonte.
PUB
Ao que apurou o Negócios, os passageiros poderão ter de pernoitar no aeroporto lisboeta, dada a escassa oferta hoteleira.
Fonte da ANA diz que é provável que continuem a registar-se atrasos e cancelamentos durante esta quarta-feira, prevendo-se que a normalidade seja "progressivamente retomada" a partir do momento em que a avaria no abastecimento seja resolvida.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Aeroporto de Lisboa ANA TAP aviões combustível Aeroporto Humberto DelgadoMais lidas
O Negócios recomenda