Champions “obriga” a abrir espaço aéreo para voos nocturnos

O Governo considerou que a final da Champions, em Lisboa, era suficientemente importante para abrir uma excepção, em termos de restrições de voos nocturnos.
aviao
Bloomberg
Ana Torres Pereira 12 de Maio de 2014 às 12:20

O estádio do Sport Lisboa e Benfica, em Lisboa, irá acolher a final da Champions no próximo dia 24 de Maio. Este evento está a lotar não só as unidades hoteleiras em Lisboa, como os voos que ligam a capital nacional e Madrid.

PUB

 

A actual lei do Espaço aéreo em vigor contempla restrições de operação relacionadas com o ruído nos aeroportos comunitários.

PUB

 

Assim, o Executivo considerou que deveria abrir uma excepção e “derrogar temporariamente as restrições de operação vigentes no aeroporto de Lisboa, para o período compreendido entre as 0 horas e as 6 horas do dia do evento, bem como dos dias imediatamente anterior e seguinte”, pode ler-se na portaria publicada esta segunda-feira.

PUB

 

O aumento deste fluxo fez com que esta excepção fosse alargada, para o mesmo período horário, nos mesmos dias, relativamente aos aeroportos do Porto, de Faro e ao terminal civil de Beja.

PUB

 

“O regime excepcional previsto abrange, apenas, os voos ou movimentos aéreos referentes ao evento especial relativo à final da Liga dos Campeões da UEFA (UEFA Champions League 2014), no período compreendido entre as 00h00m do dia 23 de Maio e as 06h00m do dia 25 de Maio de 2014”, acrescenta a mesma fonte.

PUB

 

No caso específico de Beja é referido ainda que “a permissão mencionada depende da instalação prévia do sistema de monitorização e simulação de ruído”.

PUB

 

Para tomar esta decisão, o Executivo expressa “o seu veemente apoio, com impacto favorável na economia local e em receitas de turismo e cujo sucesso se repercutirá favoravelmente na cidade de Lisboa e na imagem do país, prevendo -se grande afluência à cidade de Lisboa”.

PUB
Pub
Pub
Pub