Governo admite avaliação ambiental estratégica ao Montijo
O ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, admitiu esta quarta-feira no Parlamento, no âmbito da discussão da proposta de Orçamento do Estado para 2021, a realização de uma avaliação ambiental estratégica ao projeto de construção do aeroporto complementar do Montijo.
PUB
Questionado pela deputada do PAN Inês Sousa Real sobre uma revisão da posição que o Governo vinha mostrando quanto à realização dessa avaliação estratégica - que, entre outras matérias, avalia e compara opções alternativas -, Pedro Nuno Santos sublinhou que "não retirando a necessidade de aumentar capacidade aeroportuária da região de Lisboa", designadamente para quando o setor da aviação recuperar dos impactos da pandemia de covid-19, o atual momento "dá-nos algum tempo para ponderarmos a avaliação ambiental estratégica".
Quer partidos políticos, quer associações ambientalistas têm defendido a necessidade de realizar esse tipo de avaliação ao projeto do novo aeroporto do Montijo, mas o Governo defendeu sempre que essa avaliação não se aplica neste caso por estar já definida a localização da futura infraestrutura.
PUB
António Costa disse várias vezes antes da pandemia que o Governo não tem um "plano b" e que o projeto para o Montijo é para avançar.
O Executivo, que contou com o PAN para aprovar a proposta de Orçamento de Estado para 2021 na generalidade, admite agora ponderar essa avaliação.
PUB
Questionado ainda esta quarta-feira por Inês Sousa Real sobre a proposta apresentada pelo PAN para a criação de taxa de carbono sobre a aviação de dois euros, cujas receitas revertam para o Fundo Ambiental, Pedro Nuno disse apenas que "estamos disponíveis para conversar convosco sobre políticas de descarbonização".
Saber mais sobre...
Saber mais Montijo Governo Pedro Nuno Santos Parlamento PAN Inês Sousa Real avaliação ambiental estratégica aeroportoAdam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda