Ryanair vai voar para a Terceira em Dezembro

A Terceira torna-se a segunda ilha açoriana a contar com companhias aéreas “low cost”. Os voos para Lisboa e Porto arrancam em Dezembro, com preços a partir dos 19,99 euros.
Bloomberg / Reuters / Getty Images
Wilson Ledo 06 de Setembro de 2016 às 12:54

É oficial: a Ryanair vai passar a voar para o aeroporto das Lajes, na ilha Terceira. A companhia aérea "low cost" [de baixo custo] reforça assim a sua presença no arquipélago açoriano.

PUB

Estão previstas duas novas rotas a partir do próximo mês de Dezembro, sendo já possível reservar no site oficial da companhia viagens para Lisboa e Porto a partir do aeroporto das Lajes.

Para Lisboa estão previstas quatro viagens por semana, às segundas, quartas, sextas-feiras e domingos. Para o Porto há dois voos por semana, às terças-feiras e sábados. Em ambos os casos, os preços arrancam nos 19,99 euros.

PUB

Para as 16:00, horas locais, está marcada a conferência de imprensa para anunciar as novas rotas. A mesma contará com o director de desenvolvimento de rotas da companhia irlandesa, Niall O’Connor. Também a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, estará presente no evento no Hotel Terceira Mar.

Já em Maio, em visita aos Açores, o primeiro-ministro António Costa tinha prometido que a Terceira passaria a ter voos "low cost" este Inverno. O turismo é um dos planos de revitalização daquela ilha açoriana perante a progressiva retirada norte-americana, iniciada em 2015, da base militar das Lajes.

PUB

Nessa mesma visita, António Costa defendeu ainda utilizações alternativas para aquele espaço, garantindo que as negociações com Washington ainda não estavam fechadas.

A nova aposta da Ryanair nos Açores chega um ano e meio depois da sua estreia naquele arquipélago. A companhia aérea começou a voar para Ponta Delgada, ilha de São Miguel, em Abril de 2015, com rotas para Lisboa, Porto e Londres.

PUB

Uma semana antes, a 30 de Março, a easyjet tinha arrancado naquele mesmo aeroporto com o novo modelo de transportes para a região, liberalizando o espaço aéreo açoriano e estreando a presença de companhias de baixo custo em Ponta Delgada. Deste modo, pôs-se fim ao monopólio detido até então pela SATA e TAP. O balanço do primeiro ano foi positivo.

No início de Setembro, a Ryanair esteve a recrutar novos assistentes de bordo, através da Crewlink, em Portugal. As últimas sessões foram em Lisboa e no Porto. Antes disso, em Julho, também tinha estado no Funchal à procura de novos trabalhadores.

PUB

A Madeira é, precisamente, apontada como o próximo destino da Ryanair. Como escreveu o Negócios em Março, a companhia "low cost" já tinha demonstrado disponibilidade para voar para aquele arquipélago. Na altura, o autarca do Funchal, Paulo Cafôfo, pedia urgência ao Governo regional no tratamento deste processo.

(Notícia actualizada às 13:19 com mais informação)

PUB
Pub
Pub
Pub