TAP vai ceder 12 "slots" em Lisboa, o dobro do que tinha proposto
A TAP prepara-se para ceder 12 faixas horárias (os chamados "slots") no aeroporto Humberto Delgado, o dobro do que era proposto originalmente no plano de reestruturação entregue a Bruxelas. A informação é avançada esta quarta-feira, 17 de novembro, pelo Eco, que indica ainda que a companhia aérea pretende realizar uma emissão de dívida junto de investidores privados, no valor de 250 milhões de euros.
PUB
O plano de reestruturação entregue à Comissão Europeia no final do ano passado, recorde-se, previa que a TAP cedesse seis "slots", um número que foi considerado insuficiente por Bruxelas, tendo em conta o congestionamento do aeroporto de Lisboa e a elevada percentagem de faixas horárias detidas pela TAP (50% a 60%).
Após quase um ano de negociações, o Governo prepara-se, assim, para aceitar ceder os 12 "slots" que a Comissão Europeia exige. Segundo o Eco, o Governo pretende que metade das faixas a ceder seja escolhida pela TAP, ficando as restantes ao critério da Direção Geral da Concorrência.
PUB
Nos planos está, ainda, um financiamento de 250 milhões de euros junto de investidores privados, a ocorrer em 2023. De acordo com o mesmo jornal, esta é a forma encontrada pelo Governo para aumentar a contribuição da TAP para o esforço da sua própria reestruturação.
Mais lidas
O Negócios recomenda