Turkish Airlines vai pagar 275 milhões de euros para entrar na Air Europa

A operação será feita através de um empréstimo que será convertido em cerca de 26% a 27% do capital social da empresa, segundo a agência Efe.
Turkish Airlines
AP
Negócios 10 de Agosto de 2025 às 11:30

A Turkish Airlines vai pagar 275 milhões de euros para entrar no capital da Air Europa. A operação será feita através de um empréstimo que será convertido em cerca de 26% a 27% do capital social da empresa, depois de obtidas as autorizações necessárias à operação. A informação é avançada pela agência EFE, que cita informação sobre o acordo vinculativo que as duas companhias esperam formalizar.

À agência noticiosa espanhola, o presidente da Air Europa, Juan José Hidalgo, disse estar "satisfeito" com o entendimento alcançado com a Turkish, adiantando que o empréstimo dá a "tranquilidade de que a companhia aérea vai continuar e de que a Espanha terá a sua própria companhia nacional". Com estes 275 milhões de euros, "mais o que a Air Europa tem em caixa", realçou Hidalgo, a empresa prevê saldar o empréstimo de 475 milhões que a SEPI (Sociedade Estatal de Participações Industriais) lhe concedeu para ajudar a mitigar o impacto da pandemia.

PUB

Nessa entrevista à Efe, citada pelo site Cinco Dias, Hidalgo garantiu que não tenciona vender mais ações da Air Europa, uma vez que, a partir de agora, terá "dois bons parceiros": a IAG (dona da Iberia, British Airways, Vueling, Aer Lingus e Level), com 20% do capital, e a Turkish Airlines, com 26% ou 27%. "São os melhores parceiros que eu poderia ter", sublinhou.

Na quinta-feira, a empresa sediada em Istambul anunciou que tinha , com o objetivo de expandir o seu alcance com uma companhia aérea especializada em voos de Espanha para a Europa e mercados internacionais como a América Latina e as Caraíbas, depois de ter sido tornado público que as concorrentes Lufthansa e Air France-KLM tinham desistido da corrida.

A proposta foi confirmada em comunicado envido à bolsa de valores da Turquia, embora sem constar o montante. "Foi avaliado um investimento para estar em linha com os objetivos para gerar valor a longo prazo", apontou a empresa turca no comunicado. 

PUB

A última proposta da Lufthansa por 25% da companhia, que iria retirar posição à Globalia, dava perto de 200 milhões de euros à família Hildago.

Pub
Pub
Pub