pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Concorrência avança para investigação aprofundada a fusão nos rebocadores dos portos

O regulador vai aferir se a compra da Remolcanosa Portugal pela Boluda Towage levanta problemas de concorrência no setor da rebocagem em portos marítimos.

Rebocadores Boluda avançam para portos portugueses com aquisição da Remolcanosa
Rebocadores Boluda avançam para portos portugueses com aquisição da Remolcanosa D.R.
21:40

A Autoridade da Concorrência (AdC) decidiu esta terça-feira avançar para uma investigação aprofundada à operação de compra da Remolcanosa Portugal e respetivas subsidiárias pela Boluda Towage, líder mundial nas operações de rebocagem marítima.

Em nota publicada no seu site, o regulador informa que a "operação de concentração notificada suscita sérias dúvidas, à luz dos elementos recolhidos [...] quanto à sua compatibilidade com o critério estabelecido [...] no que respeita ao mercado relevante identificado".

A Boluda, fundada em Valência, presta serviços de reboque marítimo e de amarração no Terminal PSA do porto de Sines, e faz faz transporte regular de contentores com escala nos portos de Leixões e de Setúbal.

Este ano, a empresa integrou a Mediterranean Shipping Co., passando a líder mundial em número de rebocadores, com mais de meio milhar de embarcações.

Já a galega Remolcanosa, através da subsidiária portuguesa, presta reboque marítimo nos portos de Viana do Castelo, Aveiro, Figueira da Foz, Lisboa, Setúbal, Sines e Portimão, realizando ainda reboque oceânico, que abrangem operações em alto-mar, salvamento marítimo e serviços de amarração. De acordo com a notificação, a Remolcanosa presta também serviços de mergulho profissional e de reparação naval. 

A Remolcanosa tem como subsidiárias a Reboport – Sociedade Portuguesa de Reboques Marítimos, S.A., a Tinita – Transportes e Reboques Marítimos, S.A., a Multisub – Serviços de Mergulho Profissional, S.A., a Rebonave – Reboques e Assistência Naval, S.A., e a Gironave – Indústrias Metalomecânicas, Lda.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio