Taxa do INEM vai agravar preço dos seguros automóvel
Perante o aumento das despesas com o pessoal, o INEM está com o seu orçamento esmagado. Presidente da entidade já pediu à tutela um reforço da dotação que deverá ser suportado pelos tomadores de seguros dos ramos vida, doença e acidentes.
O INEM precisa de mais receitas para suportar o aumento dos salários dos médicos, enfermeiros e técnicos de emergência pré-hospitalar, além dos subsídios definidos para os bombeiros. Essa verba já foi pedida ao Governo, devendo obrigar a um aumento da taxa cobrada aos tomadores de seguros, nomeadamente os seguros automóvel.
Segundo o Jornal de Notícias, o INEM necessita de 31 milhões de euros adicionais. "A ministra demonstrou sensibilidade para a necessidade deste aumento, só falta haver estabilidade política para ser concretizado", disse Sérgio Dias Janeiro, presidente do INEM, ao jornal.
Parte desse valor, num total de 20 milhões, deverá ser assegurada pela taxa cobrada aos beneficiários de contratos de seguros dos ramos vida, doença e acidentes que terá de subir de 2,5% para 3%, pelo menos.
Mais lidas