pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Transtejo recebe primeiros navios elétricos em abril de 2022

O contrato para a aquisição de 10 navios foi assinado na sexta-feira e aguarda agora visto prévio do Tribunal de Contas. O ministro do Ambiente conta que a Transtejo receba quatro navios elétricos no próximo ano.

Transtejo tem os passageiros mais caros para o Estado
Transtejo tem os passageiros mais caros para o Estado
03 de Fevereiro de 2021 às 11:12

O ministro do Ambiente e da Ação Climática disse esta quarta-feira no Parlamento que a Transtejo vai começar a receber os primeiros navios elétricos em abril de 2022, acrescentando que no próximo ano serão quatro os barcos que reforçarão a operação da empresa de transporte público fluvial.

João Pedro Matos Fernandes afirmou que o contrato para a compra de 10 navios com a espanhola Astilleros Gondán por 52,44 milhões de euros foi assinado na passada sexta-feira.

"Apesar dos atrasos provocados pela contestação de um concorrente, o tribunal considerou improcedente a reclamação, podendo assim avançar a assinatura de contrato. Falta o visto do Tribunal de Contas", referiu ainda o ministro, que voltou a defender a necessidade de revisão do Código dos Contratos Públicos devido à litigância que existe nos concursos públicos.

"Apesar do atraso, prevemos que os primeiros navios sejam entregues em abril de 2022", disse ainda, acrescentando que conta que a entrega de quatro navios em 2022 se mantém.

Matos Fernandes assegurou ainda na Comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação, que o concurso prevê manutenção por um conjunto de anos e que com as intervenções realizadas já no Seixal todos os pontões estão aptos a receber os novos navios.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio