Antiga fábrica de chocolate vai dar lugar a um dos três hotéis do cipriota Bohopo no Porto
Com três hotéis em operação em Atenas e dois em Bruxelas, o grupo cipriota Bohopo tem em desenvolvimento outra unidade hoteleira na capital belga, uma em Milão e três no centro da cidade do Porto.
Apresentando-se como um grupo que adquire, moderniza, reposiciona e reaproveita imóveis obsoletos nos principais centros urbanos europeus, transformando-os em hotéis boutique “de alta qualidade”, um dos projetos em curso do Bohopo no Porto irá surgir na Rua Formosa, ocupando o lugar de uma antiga fábrica de chocolate.
PUB
“O projeto prevê a demolição integral do edifício existente, à exceção da fachada que será preservada, e a construção de raiz de uma nova estrutura, com uma área bruta de construção de cerca de 2.500 metros quadrados”, revela a MAP Engenharia e Construção, a empresa que ganhou a adjudicação desta obra, em comunicado.
Localizado a escassos metros do Mercado do Bolhão e da Avenida dos Aliados, as obras de construção do novo hotel boutique, com a assinatura do arquiteto Sebastião Moreira, “arranca nos próximo meses” e terá 43 quartos.
“Trata-se de uma intervenção no centro histórico do Porto, numa zona de enorme valor patrimonial e turístico, onde muitos edifícios se encontram em avançado estado de degradação. Participar ativamente na recuperação e valorização desta malha urbana é para nós uma responsabilidade, mas também uma oportunidade de deixar uma marca positiva e duradoura na cidade”, enfatiza José Rui Meneses e Castro, Co-CEO do MAP Group, grupo que integra a MAP Engenharia e Construção.
PUB
“Sentimo-nos confiantes de que este hotel marcará
positivamente a nova dinâmica da Rua Formosa e do centro histórico do Porto”,
remata Minas Terlidis, cofundador e CEO do grupo Bohopo, que tem dois outros projetos
hoteleiros em desenvolvimento na cidade Invicta, um com 29 quartos e outro com
22.
Fundada em janeiro de 2013 por dois colegas de curso na licenciatura em Engenharia Civil (1996-2001) no Instituto Superior Técnico (IST) da Universidade de Lisboa, Diogo Guerra Abecasis e José Rui Meneses e Castro, aos quais se juntou no ano seguinte a “holding” de investimento e capital de risco The Edge, a MAP Engenheira transformou-se, no final do ano passado, em MAP Group, que contempla seis áreas de negócio.
PUB
No seu currículo, o grupo liderado por Abecasis e Castro apresenta empreendimentos como o condomínio residencial Jardins Altear, em Lisboa, o Carmo Convent Hotel, em Évora, a construção da primeira faculdade privada de Medicina para a Universidade Católica, e a fábrica de queijo Vale da Estrela, em Mangualde, criada por Jorge Coelho, o histórico dirigente socialista falecido há quatro anos.
Mais lidas
O Negócios recomenda