Hotelaria: América, França e China dão optimismo para 2017
Os hoteleiros portugueses acreditam que os Estados Unidos da América, França e China são os mercados que representam maiores oportunidades de negócio em 2017, como reflexo da abertura de novas rotas aéreas.
PUB
A conclusão é de um inquérito da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) apresentado esta quarta-feira, 14 de Dezembro. A TAP inaugurou este ano duas novas rotas para Nova Iorque e Boston e a chinesa HNA inaugurará uma ligação directa entre Portugal e a China no próximo ano.
Os inquiridos admitem uma melhoria de todos os indicadores da sua actividade, com 90% a definir que existirá uma subida nas receitas no próximo ano. "Estávamos à espera de optimismo. Mas este é um excelente optimismo", afirmou Cristina Siza Vieira, presidente executiva da AHP.
PUB
Quando analisadas as oportunidades em termos de segmentos, e apesar da liderança do turismo cultural e dos "city breaks", os hoteleiros acreditam que há potencial de negócio a explorar na área dos congressos, turismo sénior e acessível.
A visão coincide com o trabalho que está a ser desenvolvido com o Governo, uma vez que a tutela informou já ter conquistado 41 novos congressos internacionais para o país no próximo ano e lançou linhas de apoio para a modernização da oferta turística com vista ao turismo acessível.
PUB
Oito em cada 10 hoteleiros acreditam que vão fechar 2016 com melhor ocupação e preço médio superior que no ano anterior. Portugal, Espanha e França são os maiores mercados.
O objectivo de ultrapassar a taxa de ocupação de 65,23% do ano passado não parece difícil, uma vez que nos primeiros nove meses deste ano o indicador se encontra nos 70,76%. Os maiores crescimentos registam-se nos Açores, Madeira e Oeste. Lisboa está estabilizada.
PUB
Até Setembro, o preço médio também subiu para os 82,08 euros e o rendimento por quarto atingiu os 58,08 euros. A estada média é que se encontra estagnada nas 1,95 noites.
A expectativa é de que o período de Natal e passagem de ano seja melhor também nestes três indicadores.
PUB
Este Inverno, 84% dos hotéis inquiridos pela AHP informou que não irá fechar portas durante o Inverno. Entre aqueles que admitem tal cenário (14%), a maioria fá-lo entre um e três meses para obras de manutenção.
Saber mais sobre...
Saber mais Estados Unidos da América França China Associação da Hotelaria de Portugal AHP TAP Nova Iorque Cristina Siza Vieira Açores economia negócios e finanças turismo hotelaria e alojamentosAdam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda