Vila Galé em Belém do Pará: "Foi um desafio e temos um tesão enorme de fazer coisas difíceis"

Grupo Vila Galé inaugurou este fim de semana a 13.ª unidade hoteleira no Brasil, em Belém do Pará e em plena COP 30, anunciando ainda a expansão no país com mais um hotel em São Luís do Maranhão.
Jorge Rebelo de Almeida inaugura hotel Vila Galé em Belém do Pará, Brasil
João Cortesão
Negócios 02 de Novembro de 2025 às 18:29

O grupo Vila Galé inaugurou este fim-de-semana a 13ª unidade hoteleira no Brasil, com a abertura do Hotel Vila Galé Collection Amazônia, em Belém do Pará. Numa cerimónia onde estiveram mais de 400 pessoas, e que decorre quase em simultâneo com a abertura da COP30 em Belém do Pará, Jorge Rebelo de Almeida explicou a importância do projeto que nasceu junto ao rio Guarajá.

"Recuperar o património histórico é um dever", explicou o presidente do grupo Vila Galé, justificando o investimento de cerca de 29 milhões de euros. O hotel, que integra a linha Collection da unidade hoteleira, conta com 227 quartos -  dos quais 185 são apartamentos. Além disso, conta com duas piscinas exteriores e uma interior aquecida, um spa e um ginásio, três salas de conferências e dois restaurantes. "Temos uma aposta fortíssima na gastronomia daqui", garantiu, até porque "o Brasil tem muita comida boa por tudo quanto é lado", mas a do Pará "é muito original e diferente de tudo o que há no mundo", como é o caso do jambú e tucupi, mas também o peixe de rio e o tradicional açaí.

PUB

Localizado junto à Estação das Docas, uma zona que junta gastronomia, cultura, moda e eventos em antigos armazéns na orla fluvial do antigo porto de Belém, o Vila Galé Collection Amazônia homenageia mulheres que fizeram história, entre as quais as cantoras Elis Regina e a paraense Fafá de Belém, a par da atriz Fernanda Torres. Não muito distante está também o Mercado do Ver-o-Peso, um dos pontos históricos da cidade. 

Na inauguração da 13ª unidade hoteleira no país, Jorge Rebelo de Almeida contou que o objetivo do grupo "não é só fazer quartos para dormir". "Nós gostamos de oferecer cultura e experiências”

Vila Galé expande-se no Brasil com hotel em Belém do Pará, junto à Estação das Docas
João Cortesão
PUB

Para Jorge Rebelo de Almeida, apostar em Belém do Pará num momento em que a cidade se agitava para receber a COP 30, foi um desafio. "Quem olhasse para isto e visse o espaço, fazer aqui um hotel com 227 quatros no meio de uma cidade que estava em polvorosa, que não havia pessoal para a construção, em que hazia falta de material é, de facto, de loucos. Mas na Vila Galé temos um tesão enorme de fazer coisas difíceis”, brincou o gestor.

Além de inaugurar a unidade hoteleira em Belém do Pará, Jorge Rebelo de Almeida anunciou também a instalação de um novo hotel do grupo português no Museu do Azulejo, em São Luís do Maranhão. "As cidades que não recuperam o seu centro histórico ficam sem alma", enfatizou. Estão também previstos novos espaços em Brumadinho, Minas Gerais, e em Florianópolis, Santa Catarina.

PUB

"Estamos sempre a fazer e a aprender, pelo que dizemos sempre que o próximo hotel vai ser sempre o melhor", ironizou.

Já sobre sobre a expansão do Vila Galé em Cuba, com a exploração de três unidades hoteleiras já existentes e cuja abertura está prevista agora para novembro, Jorge Rebelo de Almeida explicou a importância desta geografia e de o grupo hoteleiro ter apostado na região. "Cuba sofre e merece ser ajudada, ainda por cima com aquele embargo, que é incrível”.


PUB
Pub
Pub
Pub