WoW: viagem a um investimento de 105 milhões que abre dia 31 em Gaia

Cinco museus, nove restaurantes e cafés, uma escola de vinhos e muitos espaços para eventos. Instalado na encosta da zona histórica de Gaia, o World of Wine (WoW) é o novo quarteirão cultural com as melhores vistas sobre o Porto.
1/2
Rui Neves 24 de Julho de 2020 às 12:31

Em plena encosta da zona histórica de Gaia, entre o hotel The Yeatman e o rio Douro, com várias entradas na Rua do Choupelo e outra na Rua Cândido dos Reis, abre na próxima sexta-feira, 31 de julho, o World of Wine (WoW), um projeto turístico que representou um investimento de cerca de 105 milhões de euros.

PUB

 

Instalado nos antigos armazéns da Croft e da Taylor’s, que há muito que abandonaram esta zona, à semelhança de outras marcas de vinho do Porto, o WoW é um quarteirão cultural que vai contar com cinco museus, nove restaurantes e cafés, um espaço de exposições e muitos espaços para eventos.

PUB

 

"A unir tudo isto está uma praça ampla e com uma vista desafogada sobre o rio Douro e sobre a cidade do Porto", realça a WoW, do grupo Fladgate, que é dono da Taylor’s, Croft, Fonseca e Krohn, e detém, ainda, os hotéis The Yeatman (Gaia), Infante Sagres (Porto) e Vintage House (Pinhão).

PUB

 

"A abertura vai acontecer na próxima sexta-feira às 19h e mal o sol se puser haverá um espetáculo de vídeo mapping para assinalar o acontecimento. Este é o momento para ver e experimentar, em primeira mão, os restaurantes e o bar de vinhos do World of Wine. As experiências abrem no dia a seguir, a 1 de agosto, a partir das 10h", revela o WoW, em comunicado.

PUB

 

"O objetivo é reforçar a oferta cultural e museológica, proporcionando mais bons motivos para viver a cidade. Além disso, com as experiências pretendemos destacar o potencial da região nas áreas em que é especialista: no vinho e na cortiça, na indústria têxtil e na moda. Há um enorme’ know-how’ que devemos valorizar", explica Adrian Bridge, diretor-geral do grupo Fladgate e diretor executivo do WoW.

PUB

Dado o ambiente pandémico, o WoW vai estar em modo de "abertura suave", sendo que, quando abrirem todos os serviços, deverão aqui trabalhar 350 pessoas.

 

PUB

"A festa de inauguração fica agendada para quando acharmos prudente e responsável. Vamos abrir de forma faseada e contamos a visita de todos, com a certeza de que estamos preparados para receber toda a gente em segurança", sublinha Adrian Bridge.

 

PUB

Aquando do lançamento do projeto, há três anos, Bridge arriscava que os visitantes anuais chegariam a 560 mil, mas, recentemente, em declarações ao Negócios, o empresário disse que "dado o contexto torna-se mesmo impossível" fazer uma previsão.

 

PUB

Museus, restaurantes, cafés, experiências…

 

Faça agora uma viagem pelos diferentes espaços do WoW (www.wow.pt). 

PUB

 

1828 – O restaurante 1828 marca o início da Guerra Civil Portuguesa e é uma homenagem às adversidades ultrapassadas pelos portuenses. "A força de vencer e de inovar inspiram cada prato. No menu, a gastronomia fina concilia-se com a contemporânea", promete o WoW.

 

PUB

Angel’s Share – A carta tem cerca de 50 referências de vinho para beber à garrafa ou a copo, sendo que o terraço coberto tem as melhores vistas sobre o Porto.

 

Root & Vine – restaurante vegetariano.

PUB

 

The Golden Catch –restaurante de peixe.

 

PUB

VP – "Além da grande sala interior, o VP oferece uma esplanada exterior com vista privilegiada", realça o WoW.

 

Suspiro – café e casa de sobremesas, que une a doçaria tradicional portuguesa à  "excentricidade" da pastelaria francesa. 

PUB

 

Vinte Vinte Café – oferece produtos à base de chocolate produzido na fábrica do The Chocolate Story.

 

PUB

No primeiro dia de agosto, sábado, abrem as primeiras experiências museológicas. A saber:

 

Wine Experience – "Vamos desmistificar o vinho. Para isso, será possível saber mais sobre os seus agentes principais – o solo, o clima, as uvas, mas também sobre todos os processos que interferem na qualidade do vinho até ele chegar ao copo. Que estilos de vinho há, o que os diferencia, como provar e como apreciar?", promete o WoW.

PUB

 

Porto Region Across The Ages – Aqui será possível conhecer os tempos e os contratempos, as conquistas e as guerras do Porto. "Compreenda o carácter da Invicta e das suas gentes: um concentrado de vigor e energia, de afabilidade e desembaraço. Redescubra a história, aprofunde o conhecimento e apaixone-se mais ainda por esta cidade."

 

PUB

The Chocolate Story – Desde a planta do cacau até ao chocolate, aqui irá não só poder conhecer a história deste produto como assistir ao processo de transformação. Promete-se uma verdadeira fábrica de chocolate.

 

The Bridge Collection - É uma coleção privada de" indubitável valor e de interesse mundial", garante o WoW. São mais de 1500 copos e taças que contam a história do Humanidade através do ritual da bebida. Cada exemplar conta uma história e será possível recuar até ao ano 7.000 A.C.

PUB

 

Já as restantes experiências, como o Planet Cork (mundo da cortiça, desde o sobreiro, passando pelo tratamento e transformação, até às suas vastas aplicações) e o Porto Fashion & Fabric Museum (moda, fabrico têxtil, até ao design, calçado e filigrana), a Escola de Vinho (com cursos para todos os graus de conhecimento) e outros espaços de restauração, o WoW diz que deverão "abrir de forma faseada nos próximos meses".

 

PUB
Pub
Pub
Pub