pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Francisco Calheiros: "Quem viajar no verão vai sentir o aumento dos preços"

O presidente da Confederação do Turismo considera que as empresas do setor terão de repercutir a inflação nos preços que praticam

A carregar o vídeo ...
11 de Junho de 2022 às 21:00

Em entrevista ao Negócios e Antena 1, Francisco Calheiros avisa que "quem está habituado a fazer férias no Algarve ou Porto Santo ou seja onde for, vai sentir um aumento dos preços".

O representante do setor do turismo na concertação social diz que as empresas não conseguem transmitir "transmitir todo o aumento do custo de produção no custo de venda", e não teme que os preços mais altos afastem os turistas, porque "não será a inflação a demover" quem quer viajar, porque o aumento é comum a todos os países. "Acho que não", afirma, explicando que "não é um fenómeno local, é global. Quando o nosso turista inglês ou alemão estiver a comparar, vai verificar esse aumento de preço em qualquer dos destinos".

Calheiros está convencido que da comparação feita pelo turista, não vai resultar a decisão de não viajar: "Depois da pandemia, ele vai", afirma, mencionando "estudos que indicam que há alguns hábitos que se alteraram depois da pandemia. Por exemplo, maior investimento na saúde, e maior despesa no lazer. As pessoas querem aproveitar mais, e depois de dois anos sem sair, este ano não tenho grandes dúvidas que não é por ser 5% ou 10% mais caro que a pessoa não vai vir". "Eu acho que a pessoa vai vir", conclui.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio