pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Hotelaria vê início do verão com "expectativas moderadas"

Reservas em linha com o ano passado, um aumento do preço médio e mais proveitos. As perspetivas são positivas e agosto deverá manter-se como o mês mais forte do verão, com setembro já a quebrar.

Verão dá o pontapé de saída dentro de dois dias.
Verão dá o pontapé de saída dentro de dois dias. João Cortesão
18 de Junho de 2025 às 18:46

O verão arranca, oficialmente, no sábado e as perspetivas estão, para já, "moderadas". A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) garante que as previsões para o verão "são, em geral, positivas", embora marcadas por "alguma incerteza". 

O inquérito que fez o balanço da Páscoa, que se mostrou com uma taxa de ocupação de 75%, e aponta as perspetivas para o verão de 2025 dá conta de "apenas um terço dos empreendimentos turísticos inquiridos a reportarem mais de metade da sua capacidade já reservada".

A hotelaria vê, "sem surpresas", que junho é o mês com o maior número de reservas fechadas, ficando entre os 50% e os 89%, enquanto julho e setembro se apresentam como moderados, com reservas a oscilar entre os 20% e os 69%. 

Já agosto, mês mais forte do verão e quando os espaços de hotelaria estão praticamente cheios, a taxa de reserva é mais contida, rondando os 20% e os 49%. 

Apesar das expectativas moderadas, 42% dos inquiridos está confiante de que a taxa de ocupação será "melhor ou muito melhor do que no verão passado". As perspetivas são ainda bastante otimistas, com 63% de respostas positivas, para um aumento do preço médio e 67% prevê uma subida dos proveitos totais.

O Algarve, considerado um dos fortes refúgios para portugueses e estrangeiros por causa das extensas praias e do bom tempo, tem as reservas a ultrapassarem os 70% em junho e julho, enquanto em setembro ficam abaixo dos 50%.

O Algarve, os Açores e a Madeira surgem como as regiões com melhor desempenho em termos de reservas para o verão, apresentando níveis acima da média nacional, ainda que sejam exibidas disparidades dentro dos próprios territórios.

O mercado nacional continua a ser mencionado por 76% dos inquiridos como líder dos principais mercados emissores de turistas, seguindo-se o Reino Unido (55%) e os Estados Unidos da América (45%).

Em termos regionais, o destaque está na Madeira, onde o Reino Unido lidera com 97%, sendo que no ano passado os alemães eram os mais mencionados.

Sobre os canais de reserva, os associados da AHP mantêm a Booking como o principal a nível nacional, sendo que os canais próprios dos hotéis estão a ganhar força e são agora o segundo canal preferido para efetuar reservas. Contudo, os Açores (93%), Alentejo (91%) e Península de Setúbal (100%) são as regiões onde o website próprio é o mais utilizado.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio