Turismo & Lazer Regulador espanhol aprova OPA da Minor sobre a NH Hotel

Regulador espanhol aprova OPA da Minor sobre a NH Hotel

O supervisor do mercado de capitais espanhol (CNMV) autorizou esta terça-feira a OPA da tailandesa Minor sobre a espanhola NH Hotel. O grupo tailandês possui 13 hotéis em Portugal, enquanto a cadeia espanhola detém três unidades.
Regulador espanhol aprova OPA da Minor sobre a NH Hotel
Reuters
Negócios 02 de outubro de 2018 às 17:05

O supervisor do mercado de capitais espanhol (CNMV) autorizou esta terça-feira, 2 de Outubro, a oferta pública de aquisição (OPA) da tailandesa Minor sobre a cadeia hoteleira espanhola NH Hotel.

A OPA incide sobre a totalidade do capital do grupo hoteleiro espanhol, sendo que a Minor já detém ou tem acordo para compra 46,25% das acções, pelo que a oferta efectiva é dirigida a 210.804.017 acções, ou seja, 53,75% do capital do NH Hotel Group.


O grupo tailandês oferece 6,3 euros por acção, o que avalia o NH Hotel em 2.470,7 milhões de euros. Para ficar com a totalidade do capital a Minor terá de desembolsar 1.328 milhões de euros. O grupo tailandês estabeleceu como intenção controlar 55% do capital do NH Hotel Group.


A CNMV informa que o prazo de aceitação da oferta é de 15 dias e que o grupo Minor não pretende excluir o NH Hotel Group da bolsa.


A oferta estava condicionada à autorização por parte do regulador dos mercados espanhol, a CNMV, e da Autoridade da Concorrência portuguesa, que deu o seu aval à operação a 19 de Julho. 

A Minor opera 13 unidades hoteleiras em Portugal, sob as insígnias Anantara, Avani e Tivoli. Os hotéis da empresa tailandesa situam-se no Algarve, Coimbra, Lisboa, Sintra e Évora. Já a NH Hotel está presente em Lisboa, com duas unidades, e no Porto, com um hotel. 

Em finais de Julho, o Hyatt Hotels Corporation apresentou uma proposta para a compra da totalidade do capital da NH Hotel com um preço, que não precisou, superior ao da oferta da Minor, mas acabaria por desistir passados três dias de o grupo tailandês ter assegurado o controlo de 44% da cadeia espanhola. 

A Minor indicou que pretende ceder à NH a gestão das suas unidades hoteleiras em Portugal e no Brasil.


Caso a operação seja bem sucedida, a nova empresa terá mais de 540 hotéis e cerca de 80 mil quartos, o que a tornaria a 19ª maior rede hoteleira mundial. 

Em Junho, a administração da NH considerou demasiado baixo o preço oferecido pela Minor.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI