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BlaBlaCar: Comparar a Europa com os Estados Unidos é “errado”

Num painel em que foi debatido o ecossistema tecnológico europeu, o líder da Farfetch admitiu que se tivesse começado a empresa nos Estados Unidos “provavelmente” falharia.

Gillian Tans Booking.com José Neves Farfetch Nicolas Brusson BlaBlaCar Carlos Moedas Web Summit
Gillian Tans Booking.com José Neves Farfetch Nicolas Brusson BlaBlaCar Carlos Moedas Web Summit Miguel Baltazar
08 de Novembro de 2016 às 16:46

O sistema tecnológico europeu é o segundo melhor? A questão reuniu no palco personalidades como Carlos Moedas, comissário europeu com a pasta da Inovação, José Neves, CEO da Farfetch, Gillian Tans, líder do Booking.com, e Nicolas Brusson, CEO da BlaBlaCar. E o pontapé de saída foi dado precisamente pela start-up que promove a partilha de viagens. "Comparar [a Europa] com os Estados Unidos é errado".

Os Estados Unidos é um só país; além disso Silicon Valley, onde estão concentradas muitas empresas tecnológicas e start-ups, tem vindo a ser construída há várias décadas. "Comparar nações não faz sentido", disse Brusson. "Não há um equivalente ao BlaBlaCar nos Estados Unidos".

Gillian Tans confidenciou que a Booking.com nasceu em Amesterdão e "consideramo-nos um caso do sucesso europeu".

José Neves, líder da companhia luso-britânica Farfetch, quando questionado se podia ter lançado o seu negócio nos EUA em vez de Londres, assumiu que "provavelmente falharia se tivesse começado nos Estados Unidos". "A Europa, na moda, é número 1".

A Farfetch foi, no ano passado, considerada um unicórnio, uma vez que obteve uma avaliação superior a mil milhões de dólares.

Em relação ao Brexit, o CEO da empresa luso-britânica considera que "Londres é fundamental" e que estão "preocupados" com a decisão do Reino Unido sair da União Europeia. Tal como várias outras empresas salientaram já, "é tudo uma questão de talento". Apesar de não ter aprofundado a ideia, houve várias empresas que manifestaram os seus receios em torno da capacidade da capital britânica para captar talentos – pessoas especializadas – após a saída do bloco económico europeu.

Na última sexta-feira, a Bloomberg avançou que a Farfetch estava a ponderar lançar um IPO no próximo ano. José Neves disse que essa notícia não se confirma.

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