Processo de redução da inflação para 2% "está praticamente concluído", diz BCE
O economista-chefe do Banco Central Europeu (BCE), Philip Lane, disse esta quarta-feira que o processo de reduzir a inflação para os 2% está praticamente concluído, apesar de continuarem a existir pontos de pressão.
"Embora a inflação global esteja atualmente próxima da meta, a inflação dos serviços ainda tem um longo caminho a percorrer", afirmou hoje Lane numa conferência em Londres.
PUB
"Ainda assim, houve progressos suficientes na redução da inflação para a meta [de 2%] para considerar que este desafio à política monetária está praticamente concluído", acrescentou, citado pela Bloomberg.
Esta análise do BCE permite à instituição adiar novas reduções das taxas de juro diretoras, agora nos 2,0%, depois de oito reduções desde junho de 2024.
As perspetivas do organismo enfrentam, no entanto, riscos, dados os impactos das tarifas dos Estados Unidos da América e dos conflitos no Médio Oriente, sendo que as negociações entre o executivo norte-americano e a União Europeia (UE) têm um prazo de 09 de julho.
PUB
A presidente do BCE, Christine Lagarde, disse na segunda-feira que com as taxas nos níveis atuais, o banco está numa boa posição para lidar com a incerteza, tendo reconhecido que as tensões no Médio Oriente são uma preocupação, dada a possibilidade de obstrução do abastecimento de energia e uma agitação dos preços.
Agora, Lane registou que a tarefa de desinflação foi substituída por um novo conjunto de desafios que deve assegurar que o objetivo a médio prazo está protegido de fatores que incluem "alta incerteza" sobre o futuro do comércio internacional, refere a Bloomberg.
"Acho que a volatilidade, em parte, está relacionada com a incerteza das políticas sobre o futuro do sistema comercial internacional", acrescentou, apontando para a possibilidade de um conjunto mais amplo de barreiras não tarifárias, um entrelaçamento mais profundo das políticas económicas e de segurança e possíveis revisões ao tratamento dos investidores estrangeiros.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Política Inflação Política monetária Philip Lane Médio Oriente Christine Lagarde Londres Estados Unidos Banco Central Europeu União EuropeiaMais lidas
O Negócios recomenda