5 coisas que precisa de saber para começar o dia
Na bolsa nacional, as atenções estão no BCP
PUB
O BCP desvalorizou ontem 2,34% para 1,1226 euros, no dia em que a assembleia-geral aprovou o aumento do limite de votos para 30%, a última condição para o reforço da posição da Fosun como maior accionista da instituição. A banca continua, aliás, a estar no centro das atenções em toda a Europa, já que é um sector que tem penalizado a negociação nos últimos tempos. No arranque desta semana, os bancos italianos mostraram que continuam sob pressão, com um maior cepticismo quanto à eficácia do plano de recapitalização do Monte dei Paschi di Siena.
Indicadores económicos medem o pulso às economias
Esta terça-feira há mais dados económicos para serem analisados. Por cá, o INE divulga os anuários estatísticos regionais, relativos a 2015. No Brasil serão publicados os números relativos às contas correntes em Novembro, no México teremos as vendas a retalho em Outubro e na Finlândia será divulgado o dado do desemprego no mês passado. Do lado empresarial, destaque para a apresentação das contas do segundo trimestre fiscal da empresa de equipamento desportivo Nike e da General Mills (fabricante dos cereais Cheerios), bem como os números do quarto trimestre da Carnival Corp. (maior operadora mundial de cruzeiros).
PUB
Theresa May questionada sobre o Brexit
A primeira-ministra britânica, Theresa May, é inquirida pelo Comité de Ligação da Câmara dos Comuns, composto por membros (deputados) sénior, acerca dos seus planos relativamente à saída do Reino Unido da União Europeia – o chamado Brexit, que ficou decidido no referendo realizado no passado dia 23 de Junho.
Banco do Japão decide política monetária
PUB
O Banco do Japão (BoJ) deverá manter a sua política monetária inalterada na sua última reunião de 2016. Por seu lado, o banco central australiano divulga as minutas da sua reunião de Dezembro. Também os bancos centrais da Turquia, da Hungria e de Marrocos divulgam as suas decisões sobre taxas de juro e outras medidas de política monetária.
Reservas de petróleo nos EUA em destaque
PUB
O Instituto Americano do Petróleo (API, na sigla original), que é uma entidade privada, divulga as suas estimativas para os inventários de crude na semana passada nos Estados Unidos – que serão depois comparadas com os dados oficiais, no dia seguinte, apresentados pela Administração de Informação em Energia (sob a tutela do Departamento norte-americano da Energia).
Mais lidas
O Negócios recomenda