5 coisas que precisa de saber para começar o dia

A REN e a Nos estarão em foco na bolsa portuguesa esta quinta-feira, num dia em que vão ser divulgados importantes dados económicos na Europa e nos Estados Unidos.
newsletter cinco coisas 5coisas
Nuno Carregueiro 30 de Março de 2017 às 07:30

REN publica resultados


A REN divulga esta quinta-feira, depois do fecho da sessão, os resultados de 2016, ficando a faltar apenas os números da Pharol para que todas as cotadas do PSI-20 revelem as contas do ano passado. Os analistas do CaixaBI estimam que a empresa liderada por Rodrigo Costa tenha obtido um lucro de 101 milhões de euros, o que representa uma quebra de 13,1% face a 2015. O EBITDA terá recuado 3,6% para 472 milhões de euros. A cotada deverá ainda confirmar um dividendo de 17,1 cêntimos.

PUB

Nos reage a "research"


As acções da Nos deverão esta sessão reagir ao "research" publicado na quarta-feira, já depois do fecho da sessão, pelo CaixaBI. A casa de investimento da CGD cortou o preço-alvo atribuído à cotada de 7 euros para 6 euros, reflectindo a perspectiva de maior pressão sobre as margens EBITDA da operadora de telecomunicações. A recomendação foi reiterada em "comprar", já que a nova avaliação incorpora um potencial de valorização de 21,2%.  

Alemanha revela inflação de Março


PUB

A maior economia da Zona Euro publica, às 13:00, como evoluiu o índice de preços no consumidor (IPC) em Março, um dado que poderá confirmar se persiste a tendência de aumento da inflação na Europa. Contudo, tendo em conta as estimativas dos economistas consultados pela Bloomberg, a inflação terá descido para 1,8%, menos quatro décimas do que em Fevereiro. A confirmar-se este abrandamento, que estará relacionado com a descida dos preços da energia, poderá refrear a pressão sobre o BCE para dar início à reversão da actual política de estímulos. Amanhã será a vez do Eurostat revelar a primeira estimativa para a inflação de Março na Zona Euro. 

Dados INE depois do optimismo do Banco de Portugal


Em Portugal o dia também será recheado de importantes dados económicos, que poderão confirmar, ou não, a tendência de recuperação da economia nacional, como assinalou ontem o Banco de Portugal. O INE publica os inquéritos de conjuntura às empresas e aos consumidores, referentes a Março, que têm apontado para níveis elevados na confiança dos agentes económicos em Portugal. O instituto divulga ainda os índices de produção industrial e de volume negócios no sector do comércio e retalho, ambos relativos a Fevereiro. 

PUB

Terceira estimativa para o PIB dos EUA


Nos Estados Unidos o dado económico mais relevante diz respeito à terceira estimativa do Departamento do Comércio para a evolução do PIB no quarto trimestre. As estimativas dos economistas apontam para um crescimento de 2%, acima dos 1,9% revelados na segunda estimativa. Vão ser também divulgados os dados semanais dos novos pedidos de subsídio de desemprego.  

Pub
Pub
Pub