5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Esta terça-feira, os olhares dos investidores vão continuar centrados sobretudo na evolução do petróleo e do euro, isto numa altura em que Wall Street regressa à negociação e as grandes empresas norte-americanas continuam a reportar as suas contas.
newsletter cinco coisas 5coisas
Carla Pedro e Sara Antunes 16 de Janeiro de 2018 às 07:30

Inflação no Reino Unido em foco


O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga esta terça-feira dados relativos aos índices de preços na produção industrial, em Dezembro. No resto da Europa, destaque para os números da inflação no Reino Unido.

PUB

Além disso, a Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) apresenta os valores do desemprego na organização. Serão ainda divulgados hoje os dados do Produto Interno Bruto (PIB) de Israel.

Petróleo acentua ganhos e renova máximos de três anos


Os preços do petróleo regressaram aos ganhos, tendo tocado ontem num máximo de mais de três anos em Londres. A contribuir para esta evolução estiveram essencialmente dois factores: o possível prolongamento dos cortes de produção da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e a queda do dólar.

PUB

O barril do Brent, negociado em Londres e referência para Portugal, tocou nos 70,19 dólares, o que representou um novo máximo de Dezembro de 2014.  

Euro em máximos de Dezembro de 2014


A especulação em torno do Banco Central Europeu (BCE) e da possível retirada de estímulos à economia antes do que se estava a prever tem levado à valorização do euro face à divisa americana, que atingiu ontem um novo máximo de Dezembro de 2014 ao negociar muito perto de 1,23 dólares.

PUB

A moeda única europeia esteve assim a ser impulsionada pelas expectativas de que o BCE vá reduzir mais rapidamente o seu programa de estímulos monetários, depois de essa indicação ter sido deixada no encontro de Dezembro.

Bancos continuam a apresentar contas nos EUA


Na sexta-feira passada, o JPMorgan, Wells Fargo e BlackRock deram o "pontapé de saída" na época de apresentação de resultados nos EUA. Esta semana, as contas do sector financeiro vão continuar no centro das atenções dos investidores.

PUB

Esta terça-feira, o gigante Citigroup também revela os resultados do quarto trimestre do ano passado. E, nos dias seguintes, serão ainda reveladas as contas do Bank of America, Goldman Sachs, Morgan Stanley e American Express. Em destaque estarão, na quarta-feira, as contas da Alcoa, que habitualmente é a primeira empresa a divulgar resultados.  

 

Wall Street regressa à negociação após fim-de-semana prolongado


PUB

Depois dos máximos históricos sucessivos atingidos na semana passada, as praças norte-americanas estiveram ontem encerradas devido à comemoração do feriado de Martin Luther King.

As bolsas do outro lado do Atlântico regressam então hoje à negociação, após terem fechado a sessão de sexta-feira em novos máximos de sempre, animadas pelas boas perspectivas para os resultados das empresas e pela subida dos preços do petróleo.

Pub
Pub
Pub