O botão de pânico do coronavírus e 4 outras coisas que precisa de saber para começar o dia
Corte de juros pela Fed afasta investidores das bolsas
Apesar de as taxas de juro mais baixas serem uma boa notícia para as ações, já que tornam as compras mais baratas, o corte de emergência decidido ontem pela Fed sinaliza que a economia dos EUA poderá estar em sérios apuros devido ao surto do Covid-19. A Reserva Federal premiu o botão de pânico do coronavírus, titulou a CNN Business.
PUB
Esta medida do banco central dos Estados Unidos foi o suficiente para os investidores preterirem as ações – que até estavam a ter um dia positivo – em prol de ativos considerados mais seguros, como o ouro e a dívida. As obrigações norte-americanas foram muito procuradas, com os juros da dívida a 10 anos a caírem pela primeira vez abaixo de 1%.
PUB
Comissão Europeia combate clima
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, vai revelar a sua proposta para tornar a União Europeia neutra em carbono até 2050.
PUB
Esta "lei do clima" segue-se à apresentação do "green deal" (pacto ecológico) apresentado no final do ano passado.
Livro bege da Fed e outros indicadores em foco
PUB
O coronavírus tem atirado os mercados para o vermelho e colocado um grande ponto de interrogação nas perspetivas económicas. Por isso, todos os indicadores serão lidos com maior atenção.
Esta quarta-feira é dia da divulgação do Livro Bege da Fed, mas também dos Estados Unidos vai chegar o relatório nacional de emprego da ADP, o índice dos gestores de compra do Markit, e o índice da atividade não industrial do ISM.
PUB
Do Brasil chegará a evolução da economia no quarto trimestre, estando o consenso dos analistas a apontar para um crescimento homólogo de 1,5% e de 0,5% em cadeia.
PUB
Na Europa, será divulgado o PMI (índice dos gestores de compra) compósito e dos serviços referente ao Reino Unido e Zona Euro – e alguns dos seus países, como Itália, Espanha, Alemanha e França. Também será conhecida a evolução económica de Itália. E as vendas a retalho da Zona Euro.
Sporting pode reagir à saída de Silas
PUB
Silas confirmou ontem, pouco depois da derrota em Famalicão, a saída do comando técnico do Sporting. Em conferência de imprensa, o agora ex-treinador dos leões assumiu que a decisão tinha sido tomada após o desaire sofrido na Turquia, na quinta-feira, e que nesse momento já não haveria volta a dar.
Uma vez que a decisão foi anunciada já durante a noite, é possível que possa ter reflexo nas ações da SAD dos leões durante a sessão desta terça-feira.
PUB
Reservas de crude centram atenções nos EUA
A Administração de Informação em Energia (IEA, na sigla original, que está sob a tutela do Departamento norte-americano da Energia) divulga os dados relativos aos inventários de crude do país na semana passada, bem como os stocks de destilados e gasolina.
PUB
Ontem as cotações do ouro negro voltaram a perder terreno, devido aos receios de menor procura decorrente do impacto económico do coronavírus. Durante a sessão o petróleo chegou a estar a subir em Londres e Nova Iorque, depois de o G7 ter admitido adotar medidas expansionistas para responder aos riscos apresentados pelo coronavírus. No entanto, o corte surpresa dos juros diretores por parte da Fed arrefeceu os ânimos, dado sinalizar que os EUA podem estar em maiores apuros do que se pensava.
PUB
A importância das entrelinhas
O vírus do Estado
Mais um erro do PS?
Relembrar Ernâni Lopes
Mais lidas
O Negócios recomenda