A sua semana dia a dia: contas das “big tech”, juros da Fed e o PIB português

Com a escolha do novo presidente a pairar sobre a decisão, o banco central dos EUA vai reunir-se. A “earnings season” acelera em Wall Street, enquanto na Europa há importantes dados económicos.
Leonor Mateus Ferreira 19:00
Segunda-feira Sentimento económico na Alemanha

O Ifo de clima económico é um dos mais importantes indicadores da maior economia da Europa. No mês passado o indicador ficou abaixo do esperado pelos mercados e no nível mais baixo desde maio, sinalizando que o sentimento perdeu fôlego no final do ano passado pelo que os primeiros números de 2026 vão ser acompanhados pelo perto.

Terça-feira Valor a que a banca avalia as casas

A avaliação bancária na habitação subiu na reta final do ano passado e . O Instituto Nacional de Estatística (INE) vai divulgar esta terça-feira dados que vão permitir perceber se o aumento se manteve pelo 25.º mês consecutivo.

Quarta-feira Evolução do comércio nacional com o exterior

As exportações portuguesas de bens caíram 1,7%, em termos homólogos, em novembro, segundo os números do INE, que vai publicar esta quarta-feira o relatório relativo a dezembro. por um decréscimo ainda mais expressivo do lado das importações de bens, o que permitiu reduzir o défice comercial português.

Quarta-feira Fed decide sobre taxas de juro

A Reserva Federal (Fed) dos Estados Unidos fechou o ano passado com uma redução das taxas de referência em 25 pontos-base para um intervalo entre 3,5% e 3,75%. , com opiniões divergentes a favor de uma redução maior de 50 pontos base ou de nenhuma alteração. Na altura, o presidente Jerome Powell descreveu o banco central como bem posicionado para esperar e ver como a economia evolui, enfatizando uma abordagem dependente de dados. Desde então a inflação subjacente moderou-se ainda mais para 2,6%, dando à Fed espaço para manter uma postura cautelosa, no encontro que termina esta quarta-feira.

Quarta-feira Portugal vai ao mercado de dívida

Portugal vai esta quarta-feira ao mercado para emitir nova dívida a cinco e nove anos. duplo de obrigações do Tesouro, com o qual pretende captar até 1.500 milhões de euros.

Quarta-feira Contas das gigantes tecnológicas

A época de resultados acelera em Wall Street, com as contas da Meta, Microsoft e Tesla na quarta-feira e da Apple no dia seguinte. Os investidores estarão principalmente atentos ao investimento em inteligência artificial.

Quinta-feira Poupanças das famílias nos bancos

O “stock” de depósitos de particulares nos bancos em Portugal do que em outubro, de acordo com dados do Banco de Portugal. A variação faz antecipar que as famílias tenham fechado o ano com mais de 200 mil milhões de euros guardados nos cofres dos bancos.

Sexta-feira Estimativas do PIB e inflação por cá

Sexta-feira vai ser um dia cheio em termos de indicadores económicos, incluindo o produto interno bruto (PIB) português e da Zona Euro no final do ano passado, que irão permitir . Além disso, será ainda conhecida a estimativa de inflação em janeiro, .

Saber mais sobre...
Saber mais juri Juros
Pub
Pub
Pub