pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Juros dos depósitos inalterados em 1,37% em novembro

A taxa de juro média dos novos depósitos a prazo das famílias estagnou em 1,37% em novembro. O "stock" caiu para o valor mais baixo desde junho.

Banco de Portugal
Banco de Portugal Mariline Alves / Medialivre
06 de Janeiro de 2026 às 11:16

Após ter aumentado pela , a taxa de juro média dos novos depósitos a prazo das famílias manteve-se inalterada em novembro, de acordo com os dados divulgados esta terça-feira pelo Banco de Portugal (BdP). O supervisor sinaliza, no entanto, que, ao contrário dos últimos dois meses, o montante de novas operações reduziu-se.

O montante de novas operações de depósitos de particulares caiu 1.653 milhões de euros no penúltimo mês do ano, com o "stock" a totalizar 10.992 milhões de euros, o valor mais baixo desde junho, afastando-se do máximo histórico de 13 mil milhões alcançado em maio deste ano.

Nos novos depósitos com prazo até um ano a taxa de juro média manteve-se em 1,37%, depois de ter atingido o pico em dezembro de 2023 nos 3% e ter caído de forma praticamente ininterrupta para 1,34% em agosto. Esta classe de prazo representou 96% dos novos depósitos em novembro.

"No conjunto dos países da área do euro, a taxa de juro média dos novos depósitos manteve-se inalterada, em novembro, nos 1,80%. Portugal desceu uma posição no ranking, passando a apresentar a quarta taxa mais baixa da área do euro", refere o BdP.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio