Novo Banco quer lançar IPO na segunda metade do mês
O objetivo do Novo Banco é ter tudo a postos para lançar a oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) na segunda quinzena de junho, avança esta sexta-feira o Eco, citando fonte próxima e ressalvando que tal depende da decisão da Lone Star de avançar com a venda do banco em bolsa.
Esta quarta-feira, os acionistas da instituição financeira aprovaram uma alteração de estatutos fundamental para o IPO: a abertura do capital do banco. Agora já não há fatores intrínsecos ao banco que o inibam de avançar. Resta um externo: a luz verde da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), que tem em curso a avaliação do prospeto. A expectativa do banco é que esse ok não demore. Em fevereiro, o CEO do Novo Banco já apontava para a janela de junho, colocando também a possibilidade de setembro.
PUB
Há mais de dois anos que o Novo Banco começou a apontar para um IPO. Foi nos meses finais de 2022 que o cenário começou a ganhar força. Desde então, foram já vários os passos dados pela instituição nesse sentido. Mas a operação não está garantida, já que o cenário de venda direta nunca foi totalmente excluído. Se, até ao lançamento formal, o Lone Star chegar a acordo para uma alienação, o IPO pode não chegar a acontecer.
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda