Presidente da CMVM vai presidir comité da ESMA com responsabilidade sobre fundos de investimento
Gabriela Figueiredo Dias, presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), foi nomeada para presidir um dos dez comités da Autoridade Europeia dos Valores Mobiliários e dos Mercados (ESMA). A líder do regulador português vai passar a presidir ao comité que tem toda a responsabilidade sobre os fundos de investimento.
"A Autoridade Europeia dos Valores Mobiliários e dos Mercados (ESMA) nomeou hoje Gabriela Figueiredo Dias, presidente do Conselho de Administração da CMVM, para presidir ao seu Comité sobre Gestão de Ativos (Investment Management Standing Committee)", revela o comunicado publicado pela CMVM.
PUB
Este é um dos 10 comités permanentes da ESMA que são compostos por especialistas das Autoridades Nacionais Competentes dos Estados-membros da União Europeia.
"O Comité sobre Gestão de Ativos debruça-se sobre questões relacionadas com a gestão de investimento coletivo, cobrindo a atividade dos fundos de investimento", explica a CMVM. A principal função deste comité é a elaboração de normas técnicas de execução e de regulamentação relativas às diretivas e regulamentos comunitários que digam respeito à indústria de fundos de investimento.
O mandato da presidente do regulador do mercado de capitais português é válido até 30 de outubro de 2020.
PUB
Esta nomeação reforça, assim, a presença internacional do regulador português. No ano passado, Gabriela Figueiredo Dias foi eleita para o órgão o executivo da ESMA, o Conselho de Gestão, enquanto João Sousa Gião, administrador da CMVM, lidera desde março de 2017 o Comité de Convergência de Supervisão da ESMA.
(Notícia atualizada às 12:41 com mais informação)
Mais lidas
O Negócios recomenda