Quedas acima de 1% da PT e BES pressionam Euronext Lisbon
A bolsa nacional encerrou a desvalorizar, pressionada pelas desvalorizações superiores a 1% da Portugal Telecom e do Banco Espírito Santo. O PSI-20 perdeu 0,42%, num dia em que as principais praças europeias registaram a maior queda desde Novembro.
O PSI-20 principal índice da bolsa nacional cotou nos 8.881,34 pontos, com 14 acções em queda, cinco a subir e uma inalterada numa sessão em que foram negociados 168,9 milhões de euros. Na Europa as bolsas desvalorizaram no dia em que os preços do petróleo dispararam para máximos de mais de três meses.
PUB
Em Portugal, a Portugal Telecom (PT) [ptc] cedeu 1,62% para os 8,50 euros, após a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) ter divulgado que o mercado móvel brasileiro registou uma expansão recorde no ano passado e a Vivo, empresa controlada pela PT e pela Telefónica, continua a perder quota de mercado, tendo finalizado o ano com 34,5% do mercado. A PT multimédia [ptm] contrariou a tendência com uma subida de 0,41% para os 9,77 euros.
A banca também pressionou, à excepção do Banco Comercial Português (BCP) [bcp], que travou perdas maiores com uma subida de 0,42% para os 2,41 euros, devido aos resultados do seu participado na Grécia. O Banco Espírito Santo (BES) [besnn] foi deste sector quem mais contribuiu para a tendência do PSI-20 ao recuar 1,10% para os 13,50 euros.
O BCP investimento manteve a recomendação de «reduzir» para o BES, com um preço-alvo de 13,20 euros, apesar de prever um bom desempenho na margem financeira da instituição liderada por Ricardo Salgado, em virtude da subida das taxas de juro, em 2005.
PUB
O NovaBank, detido a 100% pelo BCP, registou lucros anuais de 3,5 milhões de euros em 2005, anunciou o presidente do conselho de administração do banco grego em conferência de imprensa. Este valor compara com os 9,5 milhões de euros de prejuízos apresentados em 2004.
O Banco BPI [bpin] caiu 0,24% para os 4,09 euros no dia em que o Amorim Holdings II, empresa detida em 65% por Américo Ferreira Amorim, reduziu a sua participação neste banco, através da venda de mais de 650 mil acções no passado dia 11 de Janeiro.
A Sonae SGPS [son] deslizou 1,61% para os 1,22 euros enquanto a Cimpor [cimp] escorregou 0,62% para os 4,79 euros.
PUB
A Jerónimo Martins beneficia com as licenças relativas à abertura de novos espaços comerciais, enquanto para a Modelo Continente o impacto destes dados é «neutro» uma vez que a subsidiária da Sonae já tinha 99 licenças para 92 aberturas até Junho, consideram os analistas do BPI. No entanto, as acções da retalhista caíram 0,91% para os 13,06 euros.
Para além do BCE, a Energias de Portugal (EDP) [edp] também contrariou a tendência do principal índice da bolsa nacional no dia em que a casa de investimento ING reduziu a recomendação para os títulos da eléctrica de «comprar» para «manter», mas aumentou o preço alvo dos 2,60 euros para os 2,90 euros. A actividade de distribuição e o mercado ibérico condicionaram a revisão.
Mais lidas
O Negócios recomenda