Resultados da Nvidia "vão clarificar" se estamos numa bolha, diz Ricardo Evangelista
A Nvidia apresenta os resultados do segundo trimestre fiscal esta quarta-feira e este será um novo teste ao apetite dos investidores por empresas relacionadas com inteligência artificial (IA). Na semana passada, Sam Altman, líder da OpenAI, alertou que o entusiasmo em torno da IA pode estar a ganhar contornos de bolha financeira. Na opinião de Ricardo Evangelista, CEO da ActivTrades Europe, a Nvidia "é um ativo muito inflacionado" e a publicação dos resultados "vai ajudar a clarificar" se estamos ou não perante uma nova bolha como aconteceu no início do século.
"Depende do ângulo a partir do qual olharmos para este tema. Se olharmos a partir de um ângulo mais técnico, nós olhamos para o valor de um ativo em bolsa e depois relacionamos isso com o que se espera em termos de resultados no próximo ano. A média, mesmo num setor mais especulativo como é o setor da tecnologia, a média para o Nasdaq é de 23%, ou seja, que a capitalização em mercado de uma empresa representa cerca de 23% dos resultados que se esperam para o próximo ano. No caso da Nvidia está bastante inflacionado e a capitalização em mercado é de 40 vezes os resultados que se esperam para o próximo ano. Portanto, de facto estamos aqui perante um ativo muito inflacionado e existem algumas condições para, se os resultados desiludirem de alguma forma ou forem vistos como menos ótimos pelos investidores, que possa haver aqui uma fuga com todos os investidores a tentarem fechar as posições ao mesmo tempo e isso normalmente leva a um pequeno crash no mercado e então é a situação típica de bolha no mercado", explica em entrevista ao Negócios no NOW.
PUB
Por outro lado, lembra Ricardo Evangelista, existe uma perspectiva mais otimista, "que é a perspectiva de que esta tecnologia vai continuar a ser a grande locomotiva da economia global. Portanto, esta procura vai manter-se muito elevada, e pode potencialmente até crescer, e poderá ser até realista que, de facto, os resultados a longo prazo da Nvidia justifiquem este otimismo dos investidores neste momento com uma capitalização do mercado de 40%. Então a publicação dos earnings hoje vai ajudar a clarificar e vai dar mais visibilidade sobre se devemos estar a olhar para isto desde um ponto de vista mais técnico e será uma bolha, ou se vai confirmar se de facto vale a pena continuar a apostar na empresa que está por detrás deste crescimento, que é a Nvidia".
Sobre as consequências do rebentar de uma possível bolha na inteligência artificial, como aconteceu no início do século, o CEO da ActivTrades não acredita nesse cenário: "Queria sublinhar que, na minha opinião, isto não vai acontecer, ainda, pelo menos. Não espero este cenário na sequência da publicação dos resultados da Nvidia hoje".
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Inteligência artificial Economia Mercado e bolsa Empresas Nvidia Sam AltmanMais lidas
O Negócios recomenda