Semana recheada de indicadores da China e dos Estados Unidos

Os investidores vão estar bastante atentos aos indicadores económicos publicados na China e nos EUA. A semana ficará ainda marcada, em Portugal, pelas previsões de Inverno do Banco de Portugal e pela audição de Ricardo Salgado.
08 de Dezembro de 2014 às 17:31

Terça-feira, dia 9

 

PUB

União europeia: Ministros das Finanças reúnem-se em Bruxelas

Os titulares da pasta das Finanças da União Europeia reúnem-se em Bruxelas na terça-feira. Os ministros da região encontram-se no dia seguinte à reunião restrita à Zona Euro, que terá decidido sobre os orçamentos de cada um dos 18 países da "moeda única".

 

PUB

"Caso BES": Salgado e Ricciardi ouvidos no parlamento

O antigo presidente do Banco Espírito Santo (BES) e o líder do BESI são ouvidos na Comissão Parlamentar de Inquérito relativa ao "Caso BES". Ricardo Salgado é ouvido a partir das 9 horas. José Maria Ricciardi é questionado pelos deputados a partir das 15 horas.

 

PUB

Quarta-feira, dia 10

 

Dados económicos: Inflação na China deverá estabilizar

PUB

O índice de preços no consumidor na China deverá registar em Novembro a mesma subida registada no mês anterior, antecipam os analistas da Bloomberg. A taxa de inflação deverá situar-se em 1,6%, o mesmo registo de Outubro.

 

Dados económicos: Banco de Portugal apresenta boletim de Inverno

PUB

A instituição liderada por Carlos Costa divulga as previsões de crescimento económico, da taxa de inflação e da balança comercial para 2015. Os investidores estarão atentos a uma eventual discrepância entre as previsões do Banco de Portugal e do Governo.

 

Quinta-feira, dia 11

PUB

 

Banca: BCE anuncia resultados do segundo TLTRO

O Banco Central Europeu (BCE) divulga os resultados da segunda Operação de Refinanciamento de Prazo Alargado dirigida à concessão de crédito (TLTRO, na sigla anglo-saxónica). A primeira operação, em Setembro, ficou marcada pela participação abaixo das estimativas das instituições financeiras da Zona Euro.

PUB

 

Dados económicos: Inflação em Portugal poderá voltar a aumentar

Pela primeira vez desde Janeiro de 2014, o índice de preços no consumidor poderá subir, prevêem os analistas consultados pela Bloomberg. Os especialistas antecipam uma subida de 0,2% na taxa de inflação em Novembro face ao período homólogo de 2013. No mês anterior, a variação foi nula.

PUB

 

Dados económicos: Vendas no retalho nos EUA deverão manter subida

As vendas no retalho nos EUA, em Novembro, deverão subir 0,3%, segundo as estimativas dos analistas consultados pela Bloomberg. A mesma subida verificada em Outubro. No dia seguinte, é divulgado o indicador de confiança elaborado pela Universidade do Michigan e pela Thomson Reuters, que poderá registar o nível mais elevado desde Julho de 2007, antecipam os analistas da Bloomberg.

PUB

 

Sexta-feira, dia 12

 

PUB

Dados económicos: Produção industrial poderá desacelerar na China

A produção industrial numa das maiores potências mundiais poderá desacelerar. Os analistas consultados pela Bloomberg indicam que a produção poderá moderar o ritmo de crescimento em Novembro para 7,5% face aos 7,7% registados no mês anterior. 

Pub
Pub
Pub