IMF – Trump confirmou tarifas para México e Canadá

Canadá cresceu mais que o esperado no 4º trimestre; Trump confirmou tarifas para México e Canadá a partir de 4 de março; Petróleo voltou a recuar; Ouro com semana de queda.
IMF - Informação de Mercados Financeiros 03 de Março de 2025 às 13:30

| Canadá cresceu mais que o esperado no 4º trimestre

A economia do Canadá cresceu 2.6% no 4º trimestre, em termos anualizados, acima dos 1.9% esperados e da revisão em alta de 1% para 2.2% no 3º trimestre. Em cadeia, a economia cresceu 0.6%, após a contração de 0.5% do trimestre anterior. Em termos mensais, em dezembro, o PIB cresceu 0.2%, abaixo dos 0.3% esperados, mas acima da contração de 0.2% de novembro. De acordo com o Statscan, os gastos das famílias, que respondem por mais de metade do PIB, cresceram 1.4% no 4º trimestre, no seu maior salto desde o 2º trimestre de 2022. A construção residencial cresceu 3,9%, no seu maior aumento trimestral desde o 1º trimestre de 2021, enquanto o investimento empresarial registou um crescimento de 0.7% no 4º trimestre. Uma estimativa rápida do Statscan aponta para um crescimento mensal de 0.3% em janeiro.

PUB

O Eur/Cad iniciou a última semana em alta subir, renovando máximos de mais de 3 semanas, ligeiramente abaixo dos C$1.51. O nível dos C$1.51 poderá ser uma resistência para o Eur/Cad. Durante o resto da semana, o par apresentou uma correção ligeira, permanecendo em volta dos C$1.50.

IMF – Trump confirmou tarifas para México e Canadá

| Trump confirmou tarifas para México e Canadá a partir de 4 de março

PUB

Donald Trump, Presidente dos EUA, afirmou que as tarifas de 25% sobre produtos mexicanos e canadianos irão entrar em vigor a 4 de março tal como previsto porque, alega, continuam a entrar estupefacientes nos EUA provenientes desses países. Trump acrescentou que será imposta uma tarifa adicional de 10% sobre produtos chineses nesse dia - para além dos 10% implementados a 4 de fevereiro e outras tarifas que já existiam. O mercado antecipava que as tarifas sobre o México e o Canadá pudessem ser adiadas para inícios de abril. Funcionários da administração Trump indicaram que o prazo de abril é referente às anteriormente anunciadas "tarifas recíprocas". Quanto à ameaça recente de Trump sobre a imposição de tarifas de 25% à União Europeia, não houve mais certezas ou detalhes.

O Eur/Usd começou a semana ligeiramente abaixo dos $1.05, nível onde permaneceu durante alguns dias, acabando depois por renovar máximos de quase 1 mês nos $1.0528. No entanto, no final da semana, após as declarações de Trump, o Eur/Usd perdeu terreno e voltou a transacionar perto de $1.0400, onde renovou mínimos de 2 semanas. O indicador MACD anulou o sinal de compra do par.

IMF – Trump confirmou tarifas para México e Canadá
PUB

| Petróleo voltou a recuar

O petróleo começou a semana a perder terreno, penalizado por dados económicos desapontantes nos EUA e na Alemanha e pelo facto de o aumento dos stocks de produtos refinados nos EUA ter acentuado o pessimismo quanto à procura de combustíveis. No final da semana, os preços do petróleo recuperaram depois do anúncio da revogação da licença da Chevron para operar na Venezuela, o que poderá levar a uma menor oferta no mercado.

O preço do petróleo iniciou a última semana a recuar, ao ponto de quebrar em baixa o suporte dos $70.3/barril e renovar mínimos de 10 de dezembro nos $68.36/barril. Durante a segunda metade da semana a matéria-prima recuperou terreno, mas permaneceu ligeiramente abaixo do antigo suporte supramencionado.

PUB
IMF – Trump confirmou tarifas para México e Canadá

| Ouro com semana de queda

Após 8 semanas consecutivas de valorização, o ouro apresentou a sua pior semana em 3 meses, com os investidores a concretizar lucros. Para além disso, o ouro também foi penalizado por um dólar um pouco mais forte.

PUB

O preço do ouro iniciou a semana a renovar máximos históricos nos $2956/onça, mas depois apresentou 4 sessões consecutivas de perdas, ao ponto de, na sexta-feira, renovar mínimos de mais de 3 semanas perto dos $2830/barril.

IMF – Trump confirmou tarifas para México e Canadá

As análises técnicas aqui publicadas não pretendem, em caso algum, constituir aconselhamento ou uma recomendação de compra e venda de instrumentos financeiros, pelo que os analistas e o Jornal de Negócios não podem ser responsáveis por eventuais perdas ou danos que possam resultar do uso dessas informações. Caso pretenda ver esclarecida alguma dúvida acerca da Análise Técnica, por favor contactar a IMF ou o Jornal de Negócios.

PUB
Pub
Pub
Pub