Ações do BCP sobem quase 2% e dão arranque positivo à bolsa de Lisboa

A subida do BCP ajuda a contrabalançar as quedas da Jerónimo Martins, EDP Renováveis e EDP.
Ações do BCP sobem quase 2% e dão arranque positivo à bolsa de Lisboa
Miguel Baltazar
Rui da Rocha Ferreira 08:25

A bolsa de Lisboa começa a sessão desta quinta-feira em alta, acompanhando a tendência das congéneres europeias, num dia que está a ser marcado por otimismo dos investidores, cada vez mais convictos que haverá uma flexibilização da política monetária dos EUA. Às 08:15 horas, o PSI avançava 0,28% para os 8242,40 pontos, depois de já ter terminado a  .

O grande destaque do arranque da sessão vai para o BCP, cujas ações sobem 1,88% para os 0,8540 euros por título. O banco está a beneficiar de uma revisão em alta por parte do Goldman Sachs, que subiu a recomendação de "neutral" (o equivalente a manter) para "buy" (o equivalente a uma recomendação de compra), segundo a Bloomberg. O preço-alvo para os próximos 12 meses é de 0,96 euros, o que representa uma valorização de 15% face ao preço de fecho desta quarta-feira.

PUB

O entusiasmo dos investidores até poderia ser maior relativamente ao BCP, mas o banco português também está exposto a uma outra mudança de recomendação, neste caso relativa ao polaco Bank Millennium, que o BCP detém em 51%. O também polaco mBanku alterou a recomendação de "hold" (também o equivalente a manter) para "sell" (numa recomendação de venda). O preço-alvo do Bank Millennium foi cortado para 15,15 zlotis por título, o que representa uma quebra de 0,3% face ao valor de fecho registado na sessão de quarta-feira.

Entre os pesos-pesados, e além do BCP, apenas a Galp negociava em terreno positivo no arranque da sessão, valorizando 0,06%. As outras grandes cotadas cediam terreno: a Jerónimo Martins caía 0,49%, a EDP Renováveis cedia 0,25% e a EDP baixava 0,05%.

Das 16 cotadas do PSI, oito negociavam em terreno positivo, sete em terreno negativo e uma mantinha-se ainda inalterada (Altri).

PUB

Do lado dos ganhos, além do BCP, destaque para a Mota-Engil, que sobe 0,94% e para a Teixeira Duarte, que avança 0,54%, num dia de arranque positivo para o setor da construção. CTT, Sonae, Corticeira Amorim e Semana também negoceiam no verde.

Acompanhe toda a evolução dos mercados desta quinta-feira .

Pub
Pub
Pub