Bolsa de Lisboa abre em alta. EDP Renováveis dispara 5%
A bolsa de Lisboa começa a sessão desta segunda-feira em alta. Aos primeiros minutos da manhã o PSI avançava 1,10% para os 7.866,28 pontos. Continua assim a tendência positiva já registada na sexta-feira, quando o índice terminou a valorizar 0,75%.
O destaque da sessão desta manhã vai para a EDP Renováveis, que dispara 5,29% para os 10,25 euros por ação. A EDP Renováveis, assim como outros energéticas "verdes" europeias, estão a capitalizar com uma orientação emitida pelo Departamento do Tesouro dos EUA sobre a aplicação de impostos a projetos de energias renováveis. Segundo a Bloomberg, esta clarificação significa um cenário menos oneroso para as empresas do setor do que inicialmente antecipado. As taxas não serão aplicadas com retroativos e projetos que se iniciem até julho de 2026 poderão beneficiar de condições mais favoráveis durante quatro anos.
PUB
Nos mercados internacionais, também outras empresas ligadas ao setor das energias renováveis, como a Vestas Wind (11,45%) e a Oersted (2,54%) estão a apresentar ganhos no arranque da sessão desta segunda-feira. A subida da EDP Renováveis acontece ainda num fase em que a empresa tem estado a vender projetos, com destaque para os parques solares em Itália e em Espanha, o que representa um encaixe superior a 400 milhões de euros.
A casa-mãe EDP também apresenta um ganho robusto, de 2,07%, para os 3,792 euros por ação. Ainda no campo da energia, a REN avança 0,67% para os 3,005 euros por ação.
No global, dez cotadas estão a negociar de forma positiva, uma mantém-se ainda inalterada (Ibersol) e quatro estão a negociar de forma negativa. O maior recuo do arranque da sessão é da Navigator, que cede 0,30%.
PUB
Entre os pesos-pesados, a Jerónimo Martins segue a subir 0,56%, e o BCP 0,23%. Já a Galp está a recuar 0,12% para os 16,175 euros por ação.
Acompanhe toda a evolução dos mercados desta segunda-feira aqui.
(Notícia atualizada às 08:58 horas com a informação sobre a orientação do Departamento do Tesouro dos EUA)
PUB
Mais lidas
O Negócios recomenda