Bolsa de Lisboa contraria Europa e arranca em alta ligeira. Galp e Ibersol em destaque
A bolsa de Lisboa começa a última sessão da semana em alta ligeira, contrariando, às 08:15 horas, a tendência das congéneres europeias que negociavam com perdas. O PSI avança 0,07% para os 8.610,40 pontos, depois de nesta quinta-feira a praça portuguesa ter valorizado 1,70%, na melhor sessão em seis meses.
O arranque da negociação mostra-se dividido, com sete cotadas em terreno positivo, sete em terreno negativo e outras duas ainda inalteradas (Nos e Ren).
PUB
Do lado positivo, o destaque vai para a Galp, que avança 1,21% para os 15,895 euros por título. A petrolífera que completou a instalação dos 10 módulos de eletrólise de 10 megawatts (MW) que compõem a unidade de produção de hidrogénio verde em construção na Refinaria de Sines.
Pela positiva, destaque também a Ibersol, que avança 1,92% para os 10,60 euros por título, liderando os ganhos da tabela verde.
Semapa (0,46%), Jerónimo Martins (0,39%), Navigator (0,25%) e CTT (0,14%) também estão a valorizar na sessão desta sexta-feira. Ainda no verde, a EDP, que avança 0,43% para os 4,230 euros. Em sentido contrário está a EDP Renováveis, que cede 0,62% para os 12,90 euros.
PUB
As cotadas do grupo EDP que na quinta-feira, já depois do fecho do mercado, revelaram aumentos de produção de energia. A EDP fechou o ano passado com um crescimento de 12% na produção total de eletricidade, para 64 TWh, enquanto a EDP Renováveis aumentou a produção energética em 11% no ano passado, para 40,6 TWh, revelaram as cotadas à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Do lado das quedas, a tabela vermelha é liderada pela Teixeira Duarte, que recua 0,71%, e pela Mota-Engil, que cede 0,65%. O peso-pesado BCP também negoceia em queda ligeira, recuando 0,11%.
Acompanhe a evolução dos mercados desta sexta-feira aqui.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Produção Tendência Mercado e bolsa Europa Energias de Portugal Euronext Lisboa EDP Renováveis Lisboa Sines Mota-Engil CTT Correios de Portugal Teixeira Duarte Jerónimo Martins GalpMais lidas
O Negócios recomenda