Bolsas europeias reforçam ganhos. Euro e juros caem após BCE
Os investidores esperavam que o Banco Central Europeu (BCE) anunciasse o início da retirada de estímulos à economia. E isso confirmou-se. O plano anunciado pelo banco central foi bem recebido, o que é visível no comportamento dos mercados.
PUB
O BCE anunciou que prolongará o programa de compra alargada de activos pelo menos até Setembro de 2018, mas apenas a 30 mil milhões de euros por mês, metade dos actuais 60 mil milhões. As taxas de juro ficam nos actuais níveis pelo menos até final do próximo ano.
PUB
Estas indicações levaram a que as bolsas europeias acentuassem as subidas. O Stoxx600, que agrega as 600 maiores cotadas europeias, sobe 0,59%. E a tendência é positiva na generalidade dos principais índices europeus, com subidas entre 1,85% (do espanhol IBEX) e 0,51% (do alemão DAX). Isto depois de um arranque de sessão marcado por alguma indefinição na negociação dos índices.
PUB
O euro também está a reagir, recuando 0,67% para 1,1734 dólares, tendo chegado a negociar acima dos 1,18 dólares esta manhã.
PUB
Em queda estão também os juros. Com as taxas de juro implícitas na dívida a 10 anos de Portugal a descerem 3,3 pontos base para 2,271%, tendo já tocado num mínimo de Dezembro de 2015 ao negociar nos 2,268%. Mas esta tendência é generalizada. Os juros a 10 anos de Espanha estão a cair cerca de 10 pontos e na Alemanha a queda ronda dos 4 pontos.
Mais lidas
O Negócios recomenda