Energia dá força à bolsa de Lisboa. PSI valoriza 1%
A bolsa de Lisboa brilhou num dia misto para as ações europeias. Impulsionada pelo setor da energia, o índice PSI avançou 0,94% para 7.495,22 pontos, com apenas três das 15 cotadas em terreno negativo e voltando assim a aproximar-se da marca dos 7.500 pontos.
A EDP Renováveis liderou os ganhos, ao subir 2,42% para 9,51 euros por ação, enquanto a casa-mãe EDP avançou 1,7% para 3,598 euros e a elétrica REN 2,04% para 3 euros. Com o petróleo a avançar nos mercados internacionais, a Galp subiu 2,29% para 15,63 euros.
PUB
Entre os pesos-pesados, também a Jerónimo Martins impulsionou o índice, ao somar 1,41% para 21,54 euros. Ibersol e Altri registaram igualmente ganhos acima de 1%, sendo que a Nos, a Sonae, a Semapa, os CTT e a Corticeira fecharam em alta, mas com ganhos entre 0,4% e 0,5%.
Do lado das perdas, a Mota-Engil deslizou 0,1% para 0,10 euros por ação, já que os títulos negoceiam a partir desta terça-feira sem direito ao dividendo de 0,1497 euros que será pago a partir de 12 de junho. A travar a queda estará a notícia de que a construtora ganhou um contrato na Arménia no valor de 614 milhões de euros. A Navigator cedeu 0,12% para 3,34 euros.
O BCP recuou 1,36% para 0,6692 euros, penalizado pelo sentimento negativo entre a banca. Na Europa, o UBS após um alerta feito por analistas relativamente às novas exigências de capital das autoridades suíças e, nos Estados Unidos, o Citigroup anunciou que fez provisões superiores às do último trimestre para potenciais perdas com empréstimos e cartões de crédito.
PUB
Mas são as negociações da guerra comercial - que decorrem em Londres pelo segundo dia, com representantes da China e dos EUA - a centrar as atenções dos investidores. "As negociações decorreram durante todo o dia de ontem e espero que continuem durante todo o dia de hoje", disse o secretário de Estado do Comércio norte-americano, Howard Lutnick. "Estão a correr bem e estamos a passar muito tempo juntos".
Saber mais sobre...
Saber mais Crédito e dívida Mercado da energia Ações Títulos Lisboa Estados Unidos Howard Lutnick Citigroup Energias de Portugal Jerónimo Martins CTT Correios de Portugal Semapa Sonae UBS AG EDP Renováveis GalpMais lidas
O Negócios recomenda