IBM e Fed restritiva colocam Wall Street no vermelho
As bolsas norte-americanas iniciaram no vermelho devido aos resultados da IBM, ainda recuperaram na altura em que as bolsas europeias estavam a fechar, mas voltaram a terreno negativo no fecho em reacção à divulgação das minutas da última reunião da Reserva Federal.
PUB
O Dow Jones caiu 0,36% para 25.706,68 pontos e o S&P500 caiu 0,03% para 2.809,21 pontos.
PUB
Esta sessão de quedas ligeiras aconteceu depois da forte recuperação da véspera, quando Wall Street reagiu em alta aos resultados apresentados por diversas cotadas, com destaque para o Goldman Sachs e o Morgan Stanley.
PUB
Mas hoje as notícias da época de resultados não foram as melhores, o que fez inverter o sentimento dos investidores. Destaque pela negativa para a IBM, que apresentou resultados considerados desapontantes, com uma quebra das receitas superior àquilo que os analistas estimavam. A tecnológica fechou a cair 7,63% para 134,05 dólares.
PUB
Pela positiva destacou-se a Netflix, que disparou 5,28% para 364,70 dólares depois de ter conseguido mais do que triplicar os lucros no terceiro trimestre e surpreender o mercado ao conquistar 7 milhões de novos subscritores.
Mas foram as minutas da Fed que acabaram por determinar o rumo de Wall Street. O banco central pretende continuar a subir a taxa de juro de referência e iniciou já o debate sobre se deverá adoptar uma política monetária restritiva, o que implica colocar o preço do dinheiro acima do nível considerado neutral numa perspectiva de longo prazo (3%).
PUB
Este discurso é "consistente com a retórica da Fed de que vão continuar a subir os juros de forma gradual. Tem que acontecer muita coisa para a fed não subir os juros de novo em Dezembro", disse à Reuters West Chester, da Moodys.
Saber mais sobre...
Saber mais IBM Reserva Federal Morgan Stanley Goldman Sachs S&P500 Fed Wall Street Netflix West ChesterMais lidas
O Negócios recomenda