Powell diz que juros não sobem com inflação baixa e dá novo recorde ao S&P 500

Tal como se esperava, o banco central norte-americano cortou a taxa diretora em 25 pontos base, pelo que as bolsas norte-americanas continuaram a oscilar entre ganhos e perdas. Mas entretanto o presidente da Fed disse que os juros não voltam a subir enquanto a inflação não mexer, o que deu alento aos principais índices de Wall Street e levou o S&P 500 para novos máximos.
Reuters
Carla Pedro 30 de Outubro de 2019 às 20:08

O Dow Jones encerrou a somar 0,43% para 27.189,06 pontos, perto do seu máximo de todos os tempos, marcado a 16 de julho nos 27.398,68 pontos.

PUB

 

Por seu lado, o Standard & Poor’s 500 subiu 0,33% para 3.046,77 pontos, o mais elevado valor de fecho de sempre, tendo durante a sessão atingido um novo máximo histórico nos 3.048,22 pontos.

PUB

 

Por seu lado, o tecnológico Nasdaq Composite avançou 0,33% para 8.303,98 pontos, muito perto do seu recorde de sempre, atingido no passado dia 26 de julho nos 8.339,64 pontos.

 

PUB

As bolsas do outro lado do Atlântico oscilaram entre ganhos e perdas ao longo da sessão e chegaram mesmo a negociar no vermelho depois de a Reserva Federal norte-americana anunciar o esperado corte de 25 pontos base da taxa diretora.

 

Mas entretanto o presidente da Fed falou e os investidores aplaudiram, com os principais índices a girarem para terreno positivo. Jerome Powell disse que não haverá quaisquer subidas de juros enquanto a inflação se mantiver persistentemente baixa.

PUB

 

O banco central, recorde-se, tem uma meta de 2% para a inflação, patamar que tem estado longe de alcançar.

 

PUB

"Tratou-se de um sinal ténue, porque as portas continuam claramente abertas para mais cortes de juros, atendendo aos riscos que persistem. Contudo, a fasquia para reduções adicionais da taxa diretora baixou. Penso que se nada de ‘mau’ acontecer, a Fed manterá os juros durante pelo menos algumas reuniões", comentou à Bloomberg uma estratega do UBS Wealth Management, Leslie Falconio.

 

Os investidores aguardavam com expectativa pelos resultados da Apple e do Facebook, a serem reportados após o fecho de Wall Street.

PUB

A conter o entusiasmo na negociação bolsista nos Estados Unidos esteve a notícia de que o Chile cancelou a reunião do Fórum de Cooperação Económica Ásia-Pacífico (APEC), prevista para o próximo mês - e que seria onde os EUA e a China pretendiam assinar um acordo comercial parcial. Ainda assim, a Casa Branca disse que esperaassinar o referido entendimento parcial ainda em novembro.

Pub
Pub
Pub