Proposta da Netflix pela Warner é "incerta". Investidor ativista prefere Paramount

O investidor ativista Ancora questiona o acordo com a gigante de "streaming" e os interesses do CEO da Warner Bros. Ao preferir a proposta da Paramount e com os acionistas divididos poderá haver uma luta por lugares no conselho de administração.
A venda dos históricos estúdios de Hollywood tem estado envolta em polémica.
Jae C. Hong / Associated Press
Diogo Mendo Fernandes 14:01

Depois de a . - com um cheque de 2,8 mil milhões de dólares caso o acordo com a Netflix seja rasgado, bem como o pagamento de uma "taxa de espera" aos acionistas do estúdio, de 25 cêntimos por ação por cada trimestre que a transação não for concluída a partir de 2027 -, há agora uma nova investida contra o negócio.

O investidor ativista Ancora Holdings está a construir uma participação de quase 200 milhões de dólares na Warner Bros. e está a planear opôr-se ao acordo com a Netflix para a venda dos estúdios de cinema e televisão, bem como o serviço de "streaming" HBO Max, equacionando mesmo uma "proxy fight", avança o Wall Street Journal (WSJ). A Ancora argumenta que a empresa lidera por David Zaslav falhou em interagir adequadamente com a Paramount Skydance, após esta ter feito uma oferta de 30 dólares por título, ou 78 mil milhões por toda a empresa, incluindo o negócio de televisão.

PUB

A proposta da Netflix, que passou a ser de apenas dinheiro, em vez de ações, à medida que a Paramount tem aumentado o valor da aquisição, avalia a Warner Bros. em 72 mil milhões de dólares, ou 27,75 dólares por ação, mas deixa de fora o segmento de televisão. Ou seja, os acionistas ficariam ainda com títulos de uma nova empresa, a Discovery Global, que incluiria canais como CNN, TNT e a Food Network e teria o seu "spin-off" mais tarde. Muitos investidores e analistas, citados pelo WSJ, indicam que a proposta da Paramount ainda poderá vir a ser revista em alta, entre dois a três dólares.

O investidor ativista Ancora diz ter dúvidas de concorrência relativamente ao negócio, numa altura em que a Warner Bros. tem refutado a oferta da Paramount indicando que a proposta da Netflix tem mais valor, financiamento mais seguro e um caminho mais rápido para aprovação por parte dos reguladores. E é justamente esta aprovação rápida que a Ancora vem refutar, ao afirmar que o acordo é "mais incerto e de valor inferior". A par disso, o "spin-off" da Discovery Global colocaria cerca de 17 mil milhões de dólares de dívida da Warner nas mãos desta nova empresa.

Parte da estratégia da Paramount passa por mostrar que a sua proposta tem uma vantagem em relação à da Netflix em termos de aprovação regulatória. A empresa de David Ellison informa, num comunicado desta terça-feira, que já respondeu a um segundo pedido de informações por parte do Departamento de Justiça sobre a sua oferta, tendo os reguladores 10 dias para dar uma resposta ao conglomerado de media.

PUB

A luta pelo valioso reportório da Warner Bros. está assim cada vez mais intensa. No portefólio, o estúdio centenário conta com grandes franquias como a do Harry Potter, a de Game Thrones e a DC Comics - a maior rival da Marvel, detida pela Disney. Antes da votação entre os acionistas, agendada para março, o investidor acionista poderia poderia propor novos membros para o conselho de administração para substituir administradores que considera demasiado próximos do CEO, David Zaslav. Em privado, o fundo tem-se questionado se Zaslav poderá ter interesses pessoais em concluir o negócio com a Netflix, eventualmente para garantir um cargo executivo na empresa após a transação. Com os acionistas divididos esta poderá ser uma variável a mexer ainda mais com o acordo.

A Ancora, sediada em Cleveland, tem um historial de tentar forçar acordos por parte das empresas das quais é acionista. Apesar de a posição de 200 milhões significar menos de 1% do capital da Warner, a empresa pode continuar a comprar títulos e aumentar progressivamente a participação e ter mais a dizer à medida que as negociações avançam. Em 2024, entrou no capital da Norfolk Southern e conseguiu um assento no conselho de administração antes da aquisição pela Union Pacific. Em privado, também participou an venda da Sealed Air à CD&R.

Pub
Pub
Pub