Tecnológicas levam Wall Street a fechar novamente em máximos históricos

As bolsas norte-americanas fecharam mais uma sessão em recordes, tanto de fecho como intradiários, numa altura em que as grandes tecnológicas voltam ao centro das atenções dos investidores.
Bolsas EUA Nyse Wall Street operadores
EPA
Bárbara Cardoso 21:13

Wall Street fechou a sessão desta quinta-feira com valorizações, numa sessão em que tanto o S&P 500, como o Nasdaq Composite e o Dow Jones atingiram recordes intradiários e de fecho, à boleia do otimismo vivido com as tecnológicas, impulsionado pela OpenAI. 

 (cerca de 425 mil milhões de euros ao câmbio atual), o que torna a startup de inteligência artificial na empresa não cotada em bolsa mais valiosa do mundo. O título pertencia anteriormente à empresa aeroespacial SpaceX, do multimilionário Elon Musk, que tem um valor de mercado na ordem dos 400 mil milhões de dólares.

PUB

Neste contexto, o S&P 500 bateu um novo recorde intradiário, ao atingir os 6.731,94 pontos, tendo terminado a sessão também em máximos, após ganhar 0,06% para 6.716,96 pontos. Já o tecnológico Nasdaq Composite superou, durante a sessão, os 22.900,60 pontos e acabou o dia a somar 0,39% para 22.844,05 pontos. O industrial Dow Jones subiu 0,17% para 46.519,72 pontos, tendo tocado o nível mais alto de sempre ao longo da sessão, nos 46.714,27 pontos.

No entanto, maiores ganhos foram impedidos pelas preocupações em torno do "shutdown" nos EUA, que caminha para o terceiro dia. Os republicanos estão a usar a ameaça de cortes permanentes para incentivar os democratas a votarem pela reabertura do governo federal. O Presidente dos EUA, Donald Trump, planeia reunir-se com o diretor de Orçamento da Casa Branca, Russell Vought, para discutir o plano e tentar resolver o impasse.

A paralisação levou ao adiamento de um importante relatório laboral para a Reserva Federal avaliar os seus próximos passos quanto a política monetária - o relatório da criação de emprego de setembro. Se a paralisação se prolongar, a falta de dados poderá colocar novos cortes nas taxas de juros em risco.

PUB

“Há sinais de que o impasse pode ser longo, com o secretário do Tesouro, Scott Bessent, a afirmar que uma paralisação  prolongada pode prejudicar o crescimento económico dos EUA”, disse Joe Mazzola, estratega da Charles Schwab, à Bloomberg.

Noutros movimentos de mercado, a Tesla caiu mais de 5%, mesmo após ter divulgado v Os analistas consultados pela Bloomberg considera que os números das vendas foram "muito melhores do que as previsões, mas as expectativas reais eram muito maiores", já que os pessimistas veem o mercado dos veículos elétricos prestes a entrar em queda.

PUB

Contagiadas pela notícia da OpenAI, a Nvidia e a Amazon avançaram perto de 1%, a Broadcom 1,5% e a Meta Platforms 1,35%.

Pub
Pub
Pub