OpenAI já vale 500 mil milhões de dólares. É a startup mais valiosa do mundo
A dona do ChatGPT organizou uma venda de ações de funcionários a investidores e que rendeu perto de 6,6 mil milhões de dólares.
As primeiras indicações surgiram no início de agosto e agora chega a confirmação: a OpenAI superou os 500 mil milhões de dólares (cerca de 425 mil milhões de euros ao câmbio atual), o que torna a startup de inteligência artificial na empresa não cotada mais valiosa do mundo. O título pertencia anteriormente à empresa aeroespacial SpaceX, do multimilionário Elon Musk, que tem um valor de mercado na ordem dos 400 mil milhões de dólares.
A nova valorização da dona do sistema ChatGPT aconteceu após uma venda de ações por parte de funcionários da OpenAI e que terá rendido 6,6 mil milhões de dólares, segundo dados avançados pela agência de notícias financeiras Bloomberg.
Entre os investidores que participaram nesta compra de ações estão a Thrive Capital, SoftBank, Dragoneer Investment Group, MGX e a T. Rowe Price.
Em abril, o valor de mercado da OpenAI rondava os 300 mil milhões de dólares, depois de uma ronda de financiamento liderada pela japonesa Softbank. Ou seja, a tecnológica aumenta substancialmente o seu valor de mercado em menos de um ano, naquele que é um reflexo da aposta dos investidores e do mercado em geral no setor da inteligência artificial, no qual a OpenAI tem uma presença dominante.
O novo valor de mercado da OpenAI acontece numa altura em que a empresa tem fechado vários acordos com outros gigantes do setor, incluindo a Oracle e a Nvidia, para o desenvolvimento de novos centros de dados para inteligência artificial, no sentido de criar infraestrutura que consiga dar resposta à procura crescente desta tipologia de ferramentas.
Apesar do epíteto de startup mais valiosa do mundo, os dados mais recentes apontam para que a OpenAI tenha perdido 13,5 mil milhões de dólares nos primeiros seis meses do ano.
Mais lidas