Wall Street afasta tensões geopolíticas e comerciais e volta aos ganhos. Oracle dispara 13%

Os índices norte-americanos voltaram a registar valorizações esta quinta-feira, já que o otimismo sobre a inteligência artificial voltou a centrar as atenções dos investidores após as contas trimestrais da Oracle.
Wall Street otimista com IA após contas da Oracle.
AP
Bárbara Cardoso 12 de Junho de 2025 às 21:11

As bolsas norte-americanas voltaram aos ganhos esta quinta-feira, depois do fecho negativo da sessão anterior, com os investidores a focarem-se no otimismo em relação ao investimento e procura por inteligência artificial (IA), em detrimento dos desenvolvimentos na frente geopolítica e comercial. 

O S&P 500 subiu 0,22% para 6.035,25 pontos, o Nasdaq Composite ganhou 0,24% para 19.662,48 pontos e o industrial Dow Jones somou 0,24% para 42.967,62 pontos.

PUB

O otimismo foi sentido sobretudo depois da Oracle, uma empresa norte-americana de tecnologia e informática, ter revisto em alta as previsões de crescimento anual das receitas, impulsionada pela forte procura das empresas pelos seus serviços de IA. A empresa disparou 13,3%.

"A Oracle é mais uma peça no mosaico de investimentos de capital para IA e na necessidade contínua de mais computação que alimenta a revolução desta ferramenta", disse Art Hogan, estratega da B. Riley Wealth, em declarações à Reuters. "Quando os ventos soprarem nesta direção, certamente veremos 'players' importantes, como a Microsoft e a Nvidia, a aproveitarem este impulso", acrescentou. E a verdade é que se fez sentir em bolsa: a Microsoft subiu 1,3% e a Nvidia ganhou 1,5%. 

Além disso, o mercado acredita que a Reserva Federal vai cortar as taxas de juro mais cedo do que o previsto - com uma descida já dada como certa em setembro -, depois dos dados do relatório de pedidos de subsídio de desemprego nos EUA da semana passada terem subido para o valor mais elevado desde o final de 2021.  

PUB

A travar os índices de maiores subidas esteve, sobretudo, a escalada de tensões no Médio Oriente, assim como novos desenvolvimentos sobre as tarifas. 

Israel estará a preparar um ataque no Irão, o que levou os EUA a retirar as equipas da embaixada do Iraque. Washington e Teerão reúnem-se este fim de semana numa sexta ronda de negociações para tentar chegar a um acordo sobre o nuclear. O receio dos investidores neste clima de incerteza aliou-se ainda ao facto de o Presidente dos EUA, 

Noutros movimentos de mercado, as ações de mineradoras de ouro cotadas nos EUA avançaram, já que os preços do metal amarelo tocaram máximos de uma semana. A Newmont ganhou 4%, a Harmony Gold subiu 3,7% e AngloGold Ashanti saltou 6,4%.

PUB

A GameStop mergulhou 22% depois de anunciar um plano para emitir obrigações convertíveis no valor de 1,75 mil milhões de dólares, o que tornaria a criadora de videojogos numa das maiores emissoras de dívidas do ano. 

A fabricante é a responsável pela produção da aeronave 787-8, que transportava 244 pessoas e tinha acabado de descolar de Ahmedabad.


PUB
Pub
Pub
Pub