Wall Street recupera terreno após arranque de semana com grande turbulência
Os principais índices norte-americanos encerraram a sessão desta quarta-feira em alta, numa negociação extremamente volátil, num dia marcado por uma valorização das ações tecnológicas, em antecipação dos resultados trimestrais da Nvidia - que serão apresentados já depois do fecho de Wall Street. As atas da Reserva Federal (Fed), divulgadas durante a sessão, acabaram por reduzir em parte os ganhos do "benchmark".
O S&P 500 avançou 0,38% para 6.642,16 pontos, enquanto o tecnológico Nasdaq Composite acelerou 0,59% para 22.564,23 pontos. O industrial Dow Jones conseguiu chegar ao verde na reta final da sessão, tendo fechado a ganhar 0,10% para 46.138,77 pontos. O principal índice norte-americano atingiu máximos históricos em outubro deste ano, mas desde aí tem tido dificuldade em permanecer à tona, tendo já desvalorizado cerca de 4,4% desde esse recorde.
PUB
Esta quarta-feira, a Fed divulgou as atas da última reunião, quando decidiu cortar as taxas de juro em 25 pontos base. A decisão não foi consensual e, olhando para o futuro, "muitos" dos responsáveis do banco central mostraram-se contra um novo alívio ainda este ano, que, a acontecer, seria no encontro de dezembro. Este encontro de outubro decorreu em plena paralisação (“shutdown”) dos serviços federais dos EUA, que foi o mais longo da história do país e que se estendeu por 43 dias.
"Muita coisa mudou desde a última reunião do Fed, mas parece que o maior desacordo entre os responsáveis foi o momento do próximo corte - e não a magnitude", explicou Brian Jacobsen, economista-chefe da Annex Wealth Management, à Reuters. O caminho para o banco central vai continuar pouco claro, uma vez que o Departamento de Estatística dos EUA já informou que não vai dar a conhecer os dados da criação de emprego de outubro.
Com todos os olhos postos na Nvidia, a gigante dos semicondutores avançou 2,85% para 186,52 dólares, em antecipação à divulgação dos seus resultados trimestrais. Os investidores estão especialmente atentos às contas da cotada mais valiosa do mundo, à procura de pistas para saber se o atual "rally" das ações ligadas à inteligência artificial (que tem conhecido alguns contratempos nas últimas semanas) tem "pernas para andar".
PUB
Entre as principais movimentações, a Target caiu 2,79% para 86,08 dólares, depois de ter registado uma queda superior à antecipada nas suas vendas trimestrais, indicado alguma contenção dos consumidores norte-americanos, numa altura em que a incerteza económica persiste. Já a Lowe's avançou 4,03% para 228,41 dólares, após ter conseguido superar as previsões do mercado em termos de lucro por ação, que se fixaram nos 3,06 dólares.
Saber mais sobre...
Saber mais Banco central Banca Mercado e bolsa Ações Nvidia Estados Unidos Nasdaq S&P Brian JacobsenMais lidas
O Negócios recomenda