Wall Street recupera terreno após arranque de semana com grande turbulência

Numa sessão volátil, os principais índices conseguiram terminar à tona. As atas da Fed acabaram por retirar alguma força ao S&P 500, mas agora todos os olhos estão virados para a Nvidia.
Richard Drew / AP
Ricardo Jesus Silva 21:08

Os principais índices norte-americanos encerraram a sessão desta quarta-feira em alta, numa negociação extremamente volátil, num dia marcado por uma valorização das ações tecnológicas, em antecipação dos resultados trimestrais da Nvidia - que serão apresentados já depois do fecho de Wall Street. As atas da Reserva Federal (Fed), divulgadas durante a sessão, acabaram por reduzir em parte os ganhos do "benchmark". 

O S&P 500 avançou 0,38% para 6.642,16 pontos, enquanto o tecnológico Nasdaq Composite acelerou 0,59% para 22.564,23 pontos. O industrial Dow Jones conseguiu chegar ao verde na reta final da sessão, tendo fechado a ganhar 0,10% para 46.138,77 pontos. O principal índice norte-americano atingiu máximos históricos em outubro deste ano, mas desde aí tem tido dificuldade em permanecer à tona, tendo já desvalorizado cerca de 4,4% desde esse recorde. 

PUB

Esta quarta-feira, a . A decisão não foi consensual e, olhando para o futuro, "muitos" dos responsáveis do banco central mostraram-se contra um novo alívio ainda este ano, que, a acontecer, seria no encontro de dezembro. Este encontro de outubro decorreu em plena paralisação (“shutdown”) dos serviços federais dos EUA, que foi o mais longo da história do país e que se estendeu por 43 dias. 

"Muita coisa mudou desde a última reunião do Fed, mas parece que o maior desacordo entre os responsáveis foi o momento do próximo corte - e não a magnitude", explicou Brian Jacobsen, economista-chefe da Annex Wealth Management, à Reuters. O caminho para o banco central vai continuar pouco claro, uma vez que o Departamento de Estatística dos EUA já informou que não vai dar a conhecer os dados da criação de emprego de outubro. 

Com todos os olhos postos na Nvidia, a gigante dos semicondutores avançou 2,85% para 186,52 dólares, em antecipação à divulgação dos seus resultados trimestrais. Os investidores estão especialmente atentos às contas da cotada mais valiosa do mundo, à procura de pistas para saber se o atual "rally" das ações ligadas à inteligência artificial (que tem conhecido alguns contratempos nas últimas semanas) tem "pernas para andar". 

PUB

Entre as principais movimentações, a Target caiu 2,79% para 86,08 dólares, depois de ter registado uma queda superior à antecipada nas suas vendas trimestrais, indicado alguma contenção dos consumidores norte-americanos, numa altura em que a incerteza económica persiste. Já a Lowe's avançou 4,03% para 228,41 dólares, após ter conseguido superar as previsões do mercado em termos de lucro por ação, que se fixaram nos 3,06 dólares. 

Pub
Pub
Pub