Wall Street regressa aos ganhos em semana mais curta. Verizon, Cavium e Marvell dão gás
O Standard & Poor’s 500 encerrou a sessão desta segunda-feira a somar 0,13% para 2.582,14 pontos e o Dow Jones avançou 0,31% para 23.430,81 pontos.
PUB
Por seu lado, o tecnológico Nasdaq Composite fechou a valorizar 0,12% para 6.790,71 pontos.
A semana nos EUA será marcada pelo Dia de Acção de Graças, que será comemorado na quinta-feira. Nesse dia, as bolsas estarão encerradas e na sexta-feira irão fechar mais cedo do que o habitual.
PUB
Por isso, esta semana, os investidores vão estar sobretudo atentos aos indicadores económicos que serão publicados, uma vez que a reforma fiscal de Trump está em ‘lume brando’ enquanto não ocorrer a votação no Senado [a Câmara dos Representantes viabilizou a proposta na passada quinta-feira].
PUB
Amanhã, o Departamento do Comércio divulga a evolução das vendas de casas usadas, em Outubro. As estimativas dos economistas consultados pela agência Bloomberg apontam para que estas tenham aumentado 0,2%.
Entretanto, esta tarde a actual presidente da Fed, Janet Yellen, anunciou que sairá do banco central assim que o seu sucessor, Jerome Powell, tome posse – a 3 de Fevereiro de 2018. Yellen tem assento na administração da Reserva Federal até 2024, pelo que não estava ainda claro se decidiria permanecer na Fed. Anunciou agora que não.
PUB
No comunicado, a responsável máxima da Fed diz que se demite de membro do conselho de governadores do Sistema da Reserva Federal, "que se efectivará quando o seu sucessor tomar posse como presidente".
Os investidores ficaram imperturbáveis perante este anúncio, tendo as bolsas norte-americanas prosseguido o movimento de ganhos. "Do ponto de vista da política monetária, a notícia da demissão de Janet Yellen não deve afectar o que quer que seja", comentou à Bloomberg um estratega da Bryn Mawr Trust, Ernie Cecilia. Isto porque, na sua opinião, Powell deverá optar por uma política de continuidade na Fed, mantendo as mesmas medidas que Yellen.
PUB
A contribuir para a tendência altista no outro lado do Atlântico estiveram alguns dos sectores que este ano têm tido o desempenho menos positivo, bem como os títulos tecnológicos – com uma elevada performance este ano – que foram impulsionados por um negócio na área dos semicondutores.
PUB
A Verizon Communications deu ânimo ao sector das telecomunicações [que no acumulado do ano desce 17%, contra um avanço de 15% do índice S&P 500], com uma subida de 1,74% no encerramento da sessão, para 46,20 dólares, depois de os analistas do banco Wells Fargo terem sublinhado que as acções da empresa estão bastante atractivas.
Também a possibilidade de uma fusão entre a Cavium e a Marvell Technology ajudou à negociação altista, com o índice .SOX dos semicondutores a somar 1,1% e a tocar o seu mais alto nível desde o auge da bolha do bug do milénio [o problema do ano 2000, ou bug Y2K].
PUB
A Cavium atingiu um máximo histórico nos 84,40 dólares, tendo depois fechado a disparar 10,80% para 84,02 dólares, após a sua rival Marvell ter proposto comprá-la por cerca de seis mil milhões de dólares. Já os títulos da Marvell escalaram 6,41% para 21,59 dólares.
Saber mais sobre...
Saber mais Wall Street Standard & Poor's 500 Nasdaq Composite Dow Jones bolsa EUAMais lidas
O Negócios recomenda